Fechar conta corrente: passo a passo

A conta corrente é um tipo de serviço oferecido pelos bancos para que os clientes possam administrar o dinheiro da melhor forma possível. O…

A conta corrente é um tipo de serviço oferecido pelos bancos para que os clientes possam administrar o dinheiro da melhor forma possível. O correntista pode realizar saques, receber depósitos, DOC ou transferências, debitar contas, pagar boletos e também utilizar o dinheiro armazenado através do cartão de crédito vinculado à conta.

O correntista deve procurar o banco para encerrar a conta oficialmente. (Foto:Divulgação)

Os cuidados que o correntista deve tomar

Para criar uma conta corrente, os bancos costumam ser muito prestativos, apresentando todas as opções de serviços para ganhar o novo cliente. Entretanto, quando o atendimento visa encerrar a conta, a tarefa é mais democrática e o cliente precisa saber lidar com a insistência do atendente.

Se o cliente não está mais usando a sua conta corrente ou deseja se desfazer dela por alguma razão, ele deve procurar uma agência do banco o quanto antes, caso contrário, vai continuar pagando tarifas bancárias. Muitos correntistas se esquecem de encerrar a conta e acabam acumulando um saldo devedor gigantesco, difícil de ser renegociado.

As pessoas costumam ter surpresas desagradáveis com a conta corrente, sobretudo no que diz respeito às taxas mensais de manutenção e encargos. Mas, a partir do sexto mês em que a conta não tem qualquer movimentação, o banco não tem mais o direito de cobrar tarifas e juros. Existe também a possibilidade da própria instituição financeira encerrar a conta inativa após os seis meses sem movimentação, porém ela deve enviar um comunicado ao correntista com 30 dias de antecedência.

Saiba mais: Empréstimo com débito em conta corrente crédito pessoal

Passo a passo para fechar a conta corrente

Os cartões de créditos devem ser devolvidos. (Foto:Divulgação)

1. Formalize o pedido de encerramento de conta por escrito, preenchendo um formulário fornecido pela agência bancária. Antes de fechar a conta, é importante que o titular verifique se há cheques que não foram descontados e se existe saldo positivo, zerado ou negativo;

Leia Também:  Cafeteiras Arno Modelos, Preços

2. No caso de conta conjunta, é necessário providenciar as assinaturas de todos os titulares;

3. Depois de fazer constar o pedido de encerramento de conta, o ex-correntista precisa devolver as folhas de cheque e os cartões de crédito. Também é importante pedir o cancelamento dos débitos automáticos;

4. Exija o protocolo que confirma a devolução dos cartões e cheques;

O correntista precisa verificar se há cheques que ainda não foram descontados. (Foto:Divulgação)

5. Mantenha na conta um saldo suficiente para lidar os compromissos pendentes. O banco normalmente fornece um demonstrativo com informações detalhadas sobre os valores que precisam ser quitados;

6. A solicitação de encerramento de conta corrente deve ser entregue na agência bancária. O ex-cliente também deve registrar o protocolo para eventuais confirmações;

7. O banco tem até 30 dias para processar o encerramento da conta. Quando o processo for concluído, o ex-correntista receberá um aviso.

Veja também: Pegar empréstimos: cuidados básicos

Top