Conheça todos os benefícios da cebola roxa

Conheça todos os benefícios da cebola roxa e tenha bons motivos para incluir esse alimento no cardápio. Essa companheira de praticamente todos os pratos…

Conheça todos os benefícios da cebola roxa e tenha bons motivos para incluir esse alimento no cardápio. Essa companheira de praticamente todos os pratos salgados faz bem para a saúde, ao passo que combate o aparecimento de uma série de doenças.

Conheça todos os benefícios da cebola roxa. (Foto Ilustrativa)

Conheça todos os benefícios da cebola roxa. (Foto Ilustrativa)

A cebola roxa marca presença no almoço e no jantar, com a missão de aumentar o sabor dos alimentos e tornar o tempero irresistível. Além de ser uma grande aliada na culinária, ela também ajuda na manutenção da saúde.

Leia mais: Chá de cebola roxa deixa o cabelo ruivo naturalmente

Rica em nutrientes, a cebola ajuda a prevenir doenças e torna a vida mais saudável. Em sua composição, é possível encontrar cálcio, fósforo, magnésio, zinco, vitaminas do complexo B, enxofre, vitamina C, entre outras propriedades nutricionais. A coloração roxa torna o alimento ainda mais nutritivo, pois indica a presença de antocianina, uma substância que atua no organismo como antioxidante.

Conheça todos os benefícios da cebola roxa

Ao ser cortada em fatias ou cubinhos, a cebola roxa pode ser usada para incrementar diferentes pratos, incluindo saladas e sanduíches naturais. Além de ser muito saudável, ela também se encarrega de deixar o prato mais bonito e colorido.

Conheça todos os benefícios da cebola roxa:

Ameniza as crises de asma

A cebola roxa não pode ficar de fora do cardápio das pessoas que sofrem de asma. Ela possui uma substância chamada quercetina, que atua no corpo com a função de reduzir os níveis de histaminas, um componente que funciona como gatilho para o processo alérgico. Dessa forma, o alimento diminui consideravelmente as crises de falta de ar.

Melhora o sistema imunológico

A cebola roxa melhora as defesas do organismo. (Foto Ilustrativa)

A cebola roxa melhora as defesas do organismo. (Foto Ilustrativa)

A cebola roxa fortalece o sistema imunológico porque é rica em flavonoides. Esses nutrientes aumentam as defesas do corpo, impedindo que os vírus e as bactérias prejudiquem a saúde. Essa ação impede o agravamento de um caso de bronquite, por exemplo.

Saiba mais: Cebola: Fonte de Saúde

Faz bem para o coração

O enxofre, presente na cebola, é um nutriente que exerce efeito anticoagulante no organismo. Por conta disso, ele impede a coagulação do sangue, principal fator desencadeante das doenças cardíacas.

A cebola roxa previne problemas cardíacos. (Foto Ilustrativa)

A cebola roxa previne problemas cardíacos. (Foto Ilustrativa)

Previne câncer

A cebola roxa aparece na lista de alimentos que previnem o câncer. Um estudo realizado na Itália revelou que ela reduz em até 88% as chances de uma pessoa desenvolver câncer de boca. A cebola roxa também é eficaz na prevenção de tumores malignos na laringe, nos ovários e até mesmo nos rins.

Além dos benefícios elencados acima, a cebola roxa também reduz os níveis de colesterol ruim, previne Alzheimer, previne alergias e dificulta o acúmulo de gordura no corpo.

Veja também: 20 receitas de saladas diferentes e criativas

É importante que você conheça todos os benefícios da cebola roxa e entenda como esse alimento pode fazer a diferença no cardápio. Continue no Mundo das Tribos e veja outras matérias sobre saúde.

 

Top