Alimentos que parecem vegetarianos, mas não são

Isabella Moretti 03/10/2013 Bem Estar

As pessoas adeptas ao vegetarianismo costumam excluir todos os tipos de carnes da alimentação. Os mais radicais também evitam comer produtos de origem animal, como é o caso dos laticínios e dos ovos.

Os queijos são preparados com uma enzima do estômago do bezerro. (Foto:Divulgação)

Além dos vegetarianos, também é possível encontrar na sociedade um grupo formado por indivíduos veganos. Estas pessoas, além de restringir o cardápio alimentar, também evitam usar componentes de origem animal no dia-a-dia, como roupas de couro e alguns cosméticos.

O vegetarianismo ou o veganismo é quase uma filosofia de vida que está atraindo muitos adeptos. Basicamente a ideia destas pessoas é defender os direitos animais e evitar o abuso dos mesmos.

Eles parecem vegetarianos, mas não são

Alguns alimentos até parecem vegetariano, mas não são. Eles podem conter partes de animais mortos na sua composição e colocar a filosofia vegetariana em risco.

Confira a seguir os alimentos e bebidas que enganam os vegetarianos:

Queijos
Alguns queijos são preparados com renina, uma enzima retirada do estômago dos bezerros. Este ingrediente é considerado fundamental no processo de coagulação do leite para fazer o queijo.

Cerveja
Existem cervejas que possuem ictiocola na composição, uma substância que costuma ser retirada da barriga do peixe. O componente de origem animal serve para melhorar a textura da bebida.

Açúcar refinado
Para fabricar o açúcar, alguns fabricantes utilizam ossos de boi carbonizados. A substância serve para o clareamento do alimento.

A gelatina contém substâncias bovinas. (Foto:Divulgação)

Gelatina
A gelatina parece uma sobremesa inofensiva para os vegetarianos, mas na verdade não é. Sua composição normalmente possui ossos, cartilagem e pele dos bovinos.

Vinho branco
O vinho branco só adquire a sua cor característica se o processo de fabricação trabalhar com a gelatina, um ingrediente que tem compostos de origem animal. Clara de ovo e a substância retirada da barriga do peixe também podem estar presentes na bebida.

Sucos industrializados
Grande parte dos sucos industrializados, como de uva goiaba e morango, possui um corante avermelhado chamado cochonilha. Esta substância resulta da laceração de uma espécie de besouro que libera a cor avermelhada.

Molho inglês
A composição do molho inglês tem substâncias de origem animal, como é o caso do extrato de carne ou anchovas.

A bolacha de morango tem corante de besouro. (Foto:Divulgação)

Bolacha recheada de morango
O corante preparado a partir do besouro também é utilizado na fabricação de bolachas recheadas de morango.

Se o vegetariano ou vegano tiver dúvidas sobre a composição de um produto, ele deve ler atentamente a embalagem ou entrar em contato com o SAC do fabricante.

Outros artigos

Resorts com SPA na Bahia, CVC 2012

04/09/2012

Resorts com SPA na Bahia, CVC 2012

A Bahia é um destino apetitoso em todos os sentidos. Nesse Estado é possível encontrar uma culinária saborosa, praias que deixam qualquer visitante extasiado, uma cu...

Receita de Dieta de Desintoxicação

21/07/2015

Receita de Dieta de Desintoxicação

Preparamos uma Receita de Dieta de Desintoxicação para quem deseja se sentir bem, em forma e disposta. Porém, este material deve ser levado ao seu nutricionista de c...

Facebook: Veja as Novas Ferramentas da Rede

21/09/2011

Facebook: Veja as Novas Ferramentas da Rede

Na última terça-feira, 13, o Facebook anunciou que novidades estão surgindo e o aprimoramento da rede social vai ajudar aos usuários com novas ferramentas. A int...