Alimentos que parecem vegetarianos, mas não são

PUBLICIDADE

As pessoas adeptas ao vegetarianismo costumam excluir todos os tipos de carnes da alimentação. Os mais radicais também evitam comer produtos de origem animal, como é o caso dos laticínios e dos ovos.

Os queijos são preparados com uma enzima do estômago do bezerro. (Foto:Divulgação)

Além dos vegetarianos, também é possível encontrar na sociedade um grupo formado por indivíduos veganos. Estas pessoas, além de restringir o cardápio alimentar, também evitam usar componentes de origem animal no dia-a-dia, como roupas de couro e alguns cosméticos.

O vegetarianismo ou o veganismo é quase uma filosofia de vida que está atraindo muitos adeptos. Basicamente a ideia destas pessoas é defender os direitos animais e evitar o abuso dos mesmos.

PUBLICIDADE

Eles parecem vegetarianos, mas não são

Alguns alimentos até parecem vegetariano, mas não são. Eles podem conter partes de animais mortos na sua composição e colocar a filosofia vegetariana em risco.

Confira a seguir os alimentos e bebidas que enganam os vegetarianos:

Queijos
Alguns queijos são preparados com renina, uma enzima retirada do estômago dos bezerros. Este ingrediente é considerado fundamental no processo de coagulação do leite para fazer o queijo.

Cerveja
Existem cervejas que possuem ictiocola na composição, uma substância que costuma ser retirada da barriga do peixe. O componente de origem animal serve para melhorar a textura da bebida.

Açúcar refinado
Para fabricar o açúcar, alguns fabricantes utilizam ossos de boi carbonizados. A substância serve para o clareamento do alimento.

A gelatina contém substâncias bovinas. (Foto:Divulgação)

Gelatina
A gelatina parece uma sobremesa inofensiva para os vegetarianos, mas na verdade não é. Sua composição normalmente possui ossos, cartilagem e pele dos bovinos.

PUBLICIDADE

Vinho branco
O vinho branco só adquire a sua cor característica se o processo de fabricação trabalhar com a gelatina, um ingrediente que tem compostos de origem animal. Clara de ovo e a substância retirada da barriga do peixe também podem estar presentes na bebida.

Sucos industrializados
Grande parte dos sucos industrializados, como de uva goiaba e morango, possui um corante avermelhado chamado cochonilha. Esta substância resulta da laceração de uma espécie de besouro que libera a cor avermelhada.

Molho inglês
A composição do molho inglês tem substâncias de origem animal, como é o caso do extrato de carne ou anchovas.

A bolacha de morango tem corante de besouro. (Foto:Divulgação)

Bolacha recheada de morango
O corante preparado a partir do besouro também é utilizado na fabricação de bolachas recheadas de morango.

Se o vegetariano ou vegano tiver dúvidas sobre a composição de um produto, ele deve ler atentamente a embalagem ou entrar em contato com o SAC do fabricante.

Leia também:

Comentários fechados

Os comentários desse post foram encerrados.