Conheça Salto Angel: A maior cachoeira do mundo

A natureza sempre é surpreendente e nos faz apreciá-la ainda mais, especialmente em lugares que estão preservados. Quem adora uma cachoeira, por exemplo, vai ficar espantado se tiver a oportunidade de conhecer Salto Angel. Esse verdadeiro tesouro venezuelano tem quase um quilômetro de altura e fica no sudoeste do país.

Salto Angel: cachoeira mais alta do mundo


Chegar até a maior cachoeira do mundo não é nada simples. Você vai passar por uma jornada de 12 horas de avião, de canoa e a pé, em alguns dias é necessário se refugiar das tradicionais chuvas locais em lugares bem precários.

Uma curiosidade sobre esse ponto turístico é que Salto Angel leva este nome em homenagem ao aviador norte-americano Jimmy Angel, que no ano de 1937 fez uma aterrissagem no local onde nasce a cachoeira. Cientistas afirmam que essas montanhas de cume plano são as formações mais antigas do planeta.

Filme “Up – Altas aventuras” fez Salto Angel ficar famoso

Você já assistiu o filme “Up – Altas aventuras”? Se a resposta for positiva, muito provavelmente você deve se lembrar da cachoeira Salto Angel. Situado no Parque Nacional de Canaima, a reserva em que a maior cachoeira do mundo faz parte tem 30.000 km2 e foi declarada Patrimônio da Humanidade pela Unesco em 1994. O local merece toda esse alvoroço, pois só quem teve a oportunidade de conhecer sabe o quanto esse espaço é lindo.

Produzido pelos estúdios Pixar, o filme “Up – Altas aventuras” foi distribuído pela Disney. A história é ambientada na Grande Savana venezuelana e as imagens do Salto Angel que aparecem na animação atraíram vários turistas a esse mágico destino da América do Sul.

Salto Angel é um destino para poucos

Salto Angel continua sendo um destino para poucos, isso pela dificuldade. O turista estrangeiro deve chegar a Caracas, viajar para Ciudad Bolívar ou Puerto Ordaz (leste) e embarcar em um pequeno avião em direção ao povoado de Canaima.

A partir desse ponto você vai cruzar as corredeiras dos rios Carrao e Churún durante quatro horas em uma embarcação indígena de madeira bem simples, e, depois, começar uma subida a pé pela selva, que demora mais de uma hora até o mirante final. Ou seja: sem um bom preparo físico é impossível chegar na maior cachoeira do mundo.

Reply