Como usar pedômetro para emagrecer

Como usar pedômetro para emagrecer

O pedômetro é uma novidade que está sendo utilizada a serviço de quem deseja eliminar o excesso de peso. Muitas pessoas ainda não conhecem…

Por Editorial MDT em 10/07/2013

O pedômetro é uma novidade que está sendo utilizada a serviço de quem deseja eliminar o excesso de peso. Muitas pessoas ainda não conhecem esse aparelho, que apesar de possuir uma funcionalidade bastante simples, tem se mostrado tão eficiente na busca pelo peso ideal. Fique por dentro do assunto e saiba como usar o pedômetro para emagrecer.

O pedômetro conta os passos dados ao longo do dia. (Foto: divulgação)

O que é o pedômetro

O pedômetro é um aparelho que permite monitorar a quantidade de passos dados ao longo do dia, servindo como um indicativo para a atividade física desenvolvida. Com ele é possível estimar a distância percorrida pelo indivíduo e, assim, calcular a quantidade de calorias gastas. Com esses dados é possível classificar os indivíduos em ativos ou não, e planejar estratégias para melhorar a qualidade de vida de cada um e combater as consequências do sedentarismo.

Como usar um pedômetro

O aparelho deve ser fixado na cintura, preferencialmente na lateral do corpo, sobre a crista ilíaca (o osso da lateral da bacia). É possível prender o dispositivo com faixas próprias, no cinto, cós da roupa e até mesmo no elástico da roupa íntima. Guardá-lo no bolso não é o mais recomendado, pois diminui a sensibilidade em contar os passos. O aparelho deve ser utilizado durante o dia inteiro, com exceção das atividades aquáticas (tomar banho ou nadar) e durante os períodos de sono.

Levar uma vida mais ativa é a melhor maneira de emagrecer com saúde. (Foto: divulgação)

Usar o pedômetro para emagrecer

Não é preciso iniciar nenhum tipo de programa específico para perda de peso e qualquer pessoa que deseje eliminar alguns quilinhos pode se beneficiar com o uso do aparelho. O objetivo principal é saber, através da quantidade de passos, se a pessoa é ativa ou não, e assim fazer pequenas alterações em seus hábitos, de modo a estimular o exercício físico.

Os resultados são interpretados da seguinte maneira:

  • Sedentário: Menos de 5 mil passos por dia;
  • Atividade física reduzida: Entre 5 mil e 7,5 mil passos;
  • Atividade física aceitável: Entre 7,5 mil e 10 mil passos;
  • Ativo: Entre 10 mil e 12,5 mil passos;
  • Muito ativo: Mais que 12,5 mil passos por dia.

Quanto maior o número de passos, melhor é, e a quantidade mínima recomendada é de 10 mil passos por dia. Muitas pessoas acabam levando uma vida sedentária sem se dar conta, e por isso, sempre que o número de passos for menor que 7,5 mil, é hora de mudar alguns hábitos, como diminuir o uso do outros meios de transporte e começar a andar mais.

Algumas pessoas levam uma vida sedentária, mas não percebem. (Foto: divulgação)

O pedômetro é um aparelho com função bastante simples, que permite contar a quantidade de passos dada ao longo do dia e, assim, estimar o nível de atividade física desenvolvida pela pessoa. Esse dispositivo pode ser usado por qualquer um que queira eliminar alguns quilos, permitindo que seja feito um planejamento e mudança no estilo de vida, evitando o sedentarismo no dia a dia.

Top