Saiba como tratar a caspa e evitar outros problemas

A caspa é um problema que afeta milhares de pessoas, comprometendo a beleza dos cabelos e causando incômodo. Leia a matéria para descobrir como…

A caspa é um problema que afeta milhares de pessoas, comprometendo a beleza dos cabelos e causando incômodo. Leia a matéria para descobrir como fazer o tratamento adequado e evitar complicações.

A caspa é a descamação do couro cabeludo. (Foto Ilustrativa)

A caspa é a descamação do couro cabeludo. (Foto Ilustrativa)

Um levantamento realizado pela Unilever revelou que 32% dos brasileiros sofrem com caspa. Desse percentual, 42% são homens e 39% são mulheres. Os flocos brancos afetam tanto os cabelos oleosos como também os secos.

O que é a caspa?

Quando o couro cabeludo fica irritado, ele sofre com uma espécie de descamação, que libera partículas brancas no topo da cabeça. Essa irritação provoca coceira, vermelhidão e ressecamento. Em resposta, o organismo cria flocos de caspa, que ficam acumulados na superfície do couro cabeludo.

Há, basicamente, três fatores que podem desencadear o aparecimento de caspa. São eles: excesso de oleosidade, sensibilidade da pele e microorganismo.

Como tratar a caspa e evitar caspa?

A caspa, também conhecida como dermatite seborreica, deve ser tratada com produtos específicos. Também é preciso adotar alguns cuidados diários para prevenir o problema. Veja a seguir algumas dicas:

Use shampoo anticaspa

Lave o cabelo com shampoo apropriado para caspa. (Foto Ilustrativa)

Lave o cabelo com shampoo apropriado para caspa. (Foto Ilustrativa)

O tratamento contra caspa deve ser realizado com um shampoo específico. Esse tipo de produto é formulado com o objetivo de controlar a descamação do couro cabeludo, por isso tem uma fórmula rica em ingredientes como cetoconazol e zinco. Entre os melhores shampoos anticaspa, vale destacar: Clear e Head& Shoulders.

Leia Também:  Como Acabar com a Caspa

Cuidado na hora de lavar o cabelo

O cabelo com caspa não deve ser lavado com água quente, caso contrário, ele perde oleosidade e passa a produzir mais sebo, resultando em mais descamação. O ideal é ajustar o chuveiro numa temperatura morna ou fria.

Aplique condicionador corretamente

O uso do condicionador no cabelo com caspa está liberado, desde que a aplicação aconteça apenas no comprimento e nas pontas. Em outras palavras, o couro cabeludo deve ser poupado, pois o excesso do produto contribui com a incidência de caspa.

Não aplique leave-in ou máscara na raiz

Na hora de cuidar do cabelo com descamações, evite aplicar certos produtos direto no couro cabeludo, como é o caso das máscaras e leave-in (creme de pentear).

Evite aplicar produtos direto no couro cabeludo. (Foto Ilustrativa)

Evite aplicar produtos direto no couro cabeludo. (Foto Ilustrativa)

Enxague direito

Depois de lavar o cabelo, enxague os fios usando uma toalha macia e sem esfregar com violência. Todo cuidado é pouco para preservar as cutículas e os nutrientes da lavagem.

Uso do secador no cabelo com caspa

O secador pode ser usado normalmente depois de lavar o cabelo, no entanto, tome cuidado para que o jato de ar quente não fique tão perto do couro cabeludo.

E aí? Ficou alguma dúvida sobre como tratar e prevenir caspa? Deixe um comentário. Se os sintomas persistirem, procure um dermatologista para realizar um tratamento mais intenso.

 

Top