Conheça os tipos e tratamentos para TPM

Antes ou durante a menstruação, as mulheres podem apresentar sintomas como dor abdominal, dor de cabeça, inchaço e mau humor, entre outros, que servem…

Antes ou durante a menstruação, as mulheres podem apresentar sintomas como dor abdominal, dor de cabeça, inchaço e mau humor, entre outros, que servem para caracterizar a tensão pré-menstrual, muito temida por elas. Conheça os tipos e tratamentos para TPM nessa matéria especial que preparamos.

Durante a TPM, algumas mulheres ficam bastante irritadas (Foto: Divulgação)

Conforme dados do Ministério da Saúde, o conjunto de sensações que caracteriza a TPM e que pode aparecer cerca de 10 dias antes do início do ciclo menstrual, atinge aproximadamente 70% das mulheres em todo o país.

No total, existem mais de 200 sintomas da TPM já catalogados pelos especialistas no assunto. Apesar de eles variarem bastante de mulher para mulher, alguns deles são mais frequentes e é através destes que são divididos os tipos de TPM.

Namorada na TPM: como lidar

Yoga para TPM e cólicas menstruais

Conheça os tipos e tratamentos para TPM

Outras já ficam mais sensíveis e têm várias crises de choro (Foto: Divulgação)

Os principais tipos de TPM são:

– TPM tipo A

Os principais sintomas são a ansiedade, tensão nervosa, irritabilidade e grandes oscilações no humor.

– TPM tipo C

Caracteriza-se pela intensa vontade de comer doces, dores de cabeça, fadiga, tontura e palpitações.

– TPM tipo D

Nesse caso, prevalecem os sintomas mais psicológicos, como depressão, crises de choro e ansiedade. Confusão mental, insônia e perda de memória também podem estar presentes.

– TPM tipo H

Retenção, de líquidos, inchaço no corpo, seios doloridos e ganho de peso estão entre os principais sintomas.

Como tratar e aliviar os sintomas

O consumo de frutas como a melancia pode ajudar no alívio de alguns sintomas da TPM (Foto: Divulgação)

Os tratamentos para a TPM podem envolver o uso de remédios, indicados por médicos, e também algumas mudanças na dieta alimentar, além da prática de determinados exercícios.

Continuar Lendo  Hidratação com cenoura para os cabelos passo a passo

Para a TPM A, por exemplo, é bom evitar café, álcool, refrigerantes de cola, laticínios e chocolate. Priorize alimentos ricos em vitamina B6, que facilitam a produção de serotonina, substância relacionada à sensação de bem-estar. Ioga e alongamento também ajudam.

No caso da TPM C, evite açúcar, álcool e chocolate, e invista na dupla proteína e carboidrato complexo (uma fatia de pão integral com peito de peru, por exemplo) para cortar a vontade de ingerir doces. Natação ou hidroginástica e caminhada são bons exercícios.

Já na TPM D, evite laticínios e álcool. Nesse caso, o café (sem exageros) pode dar mais ânimo e a dança, capoeira e artes marciais são boas opções de exercícios, enquanto na TPM H, é bom evitar sal e laticínios, mas você deve ingerir frutas ricas em água (melão, melancia, tangerina) e água de coco e praticar caminhada, hidroginástica ou natação.

Top