Yoga para TPM e cólicas menstruais

A TPM (tensão pré-menstrual) é um problema que afeta a maioria das mulheres. Trata-se de um conjunto de sintomas que se manifestam pouco antes…

A TPM (tensão pré-menstrual) é um problema que afeta a maioria das mulheres. Trata-se de um conjunto de sintomas que se manifestam pouco antes do início da menstruação. As reações da TPM são provocadas pela produção dos hormônios femininos.

A TPM altera o comportamento da mulher. (Foto:Divulgação)

Os especialistas acreditam que a TPM apresenta mais de 200 sintomas típicos. Os principais são: irritabilidade, depressão, agressividade, dor nas mamas, mau humor, dores de cabeça, mudanças de apetite, inchaços e dores abdominais.

Existem muitas formas de minimizar as reações desagradáveis que a TPM causa no corpo. A mulher deve praticar exercícios físicos e manter uma dieta alimentar saudável, isto é, com mais frutas, verduras e legumes, porém menos café e álcool.

Nos últimos tempos, descobriu-se também que a yoga pode ser uma grande aliada contra a TPM. A atividade originária da Índia é capaz de trabalhar disciplinas físicas e mentais para recuperar o bem-estar feminino, principalmente nos dias que antecedem a menstruação.

Como a yoga age contra a TPM?

Algumas posturas da yoga ajudam a aliviar a TPM. (Foto:Divulgação)

A Yoga é capaz de aumentar a sintonia da mulher com o seu próprio corpo. A atividade ajuda a equilibrar as emoções através dos seus movimentos e técnicas de respiração. Algumas posições da yoga também são favoráveis no combate às cólicas menstruais.

Todas as linhas do Hatha Yoga favorecem a mulher durante a TPM. As posturas físicas (asanas) devem ser bem leves e contidas, pois as mais desafiadoras causam lesões intensas e interferem na circulação sanguínea.

As posturas de flexão para trás, torções e inversões ajudam a acalmar o sistema nervoso, além do que também revitalizam os órgãos abdominais.

Para controlar os sintomas da TPM, as mulheres devem apostar principalmente nas pranayamas, ou seja, exercícios respiratórios que minimizam o estresse, equilibram o sistema endócrino e regulam o ciclo menstrual.

Continuar Lendo  Promoção de Resorts Brasil - Resorts CVC Baratos

A técnica de respiração profunda ajuda a combater os males da tensão pré-menstrual. Para realizá-la, basta se sentar em uma almofada macia, deixar o quadril mais alto que os joelhos e começar a respirar fazendo uma contagem até 4. Inspire e espire com este mesmo intervalo, dez vezes seguidas.

Os exercícios de respiração são os melhores. (Foto:Divulgação)

Yoga durante a menstruação: recomendações

• Na menstruação, é recomendado evitar práticas intensas.

• A cada asana, a mulher deve procurar relaxar.

• Para diminuir as cólicas, é recomendado fazer asanas sentadas com flexões para frente.

• A supta baddha konasana também é uma postura recomendada, pois reduz o desconforto do período menstrual.

Top