Conheça as novas regras para Fies e ProUni

Conheça as novas regras para Fies e ProUni, que passam a valer a partir do primeiro semestre de 2015 e prometem tornar mais rígida…

Conheça as novas regras para Fies e ProUni, que passam a valer a partir do primeiro semestre de 2015 e prometem tornar mais rígida a concessão do financiamento e das bolsas de estudo para o ensino superior.

Conheça as novas regras para Fies e ProUni

Novas regras do Prouni, veja aqui quais são elas Foto: divulgação

Em dezembro de 2014, o Ministério da Educação (MEC) divulgou novas regras para os dois programas, que já beneficiaram milhares de estudantes desde que foram criados, ampliando o acesso aos cursos de nível superior.

O Fundo de Financiamento Estudantil foi lançado no final dos anos 1990 e permite o financiamento das mensalidades em universidades particulares, enquanto o Programa Universidade para Todos, que oferece bolsas de estudo integrais e parciais, existe desde 2004.

Essa foi uma medida desenvolvida pelo governo para conseguir melhorar as chances de todos conseguirem terem acesso ao ensino superior, seja por meio de uma bolsa integral ou semi integral, aumentando a qualidade do nível superior e dos estudantes.

O que é e como funciona o Fies

ProUni 2015 inscrições e vagas

Conheça as novas regras para Fies e ProUni

Com relação às novas regras Fies 2015, os interessados no financiamento deverão ter tirado nota média de pelo menos 450 pontos nas provas do Enem, além de nota maior que zero na redação. Isso vale para aqueles que concluíram o ensino médio a partir de 2010.

Conheça as novas regras para Fies e ProUni

O Fies passou a exigir dos candidatos nota mínima tirada no Enem (Foto: Reprodução site Fies)

Quem terminou o segundo grau antes de 2010 não precisa ter a nota mínima, lembrando que os professores da rede pública de educação básica, matriculados em cursos de licenciatura, pedagogia e normal, também estão dispensados dessa exigência.

Vale lembrar ainda que essas regras são para quem vai solicitar o financiamento estudantil a partir de agora. Os estudantes que já possuem o Fies, mas não obtiveram a nota mínima citada, não precisarão fazer o exame para obtê-la e nem vão perder o benefício.

Por isso fique atento se você não se enquadra nesses pré requisitos ou limitações, dessa maneira, poderá saber melhor como se organizar no quesito Fies e ter chances de adentrar em um ensino superior de qualidade e com valores acessíveis.

Novas regras para utilizar Fies e ProUni ao mesmo tempo

Conheça as novas regras para Fies e ProUni

No caso do ProUni, há novas restrições para quem tem bolsa e deseja utilizar o Fies, ao mesmo tempo (Foto: Reprodução site ProUni)

Já sobre as novas regras ProUni 2015, quem possui bolsa parcial e quer usar o Fies para pagar o restante da mensalidade, só poderá utilizar os dois benefícios, simultaneamente, para o mesmo curso superior e a mesma instituição de ensino.

As novas medidas proíbem o uso simultâneo do Fies e do ProUni nos casos de ocupação de bolsista integral do ProUni e utilização de financiamento do Fies e ocupação de bolsista parcial e utilização do Fies para o mesmo curso e instituição, se a soma dos benefícios for maior que as despesas escolares.

Para quem se enquadra nessas situações e precisará se regularizar, há as opções de encerrar o benefício do Fies, caso opte pela bolsa, ou abrir mão do ProUni e contratar ou renovar o financiamento. Dessa maneira, há o aumento da possibilidade de várias pessoas conseguirem usufruir desse benefício e também terem acesso a educação de qualidade e com responsabilidade.

Outras informações

Conheça as novas regras para Fies e ProUni

As novas regras para a concessão dos benefícios passam a valer já no primeiro semestre de 2015 (Foto Ilustrativa)

Para maiores informações sobre essas novas regras, acesse as Portarias Normativas do MEC ou entre em contato com o Ministério da Educação, pelo telefone 0800-616161.

Dessa maneira você fica sabendo tudo aquilo que está te causando dúvidas, sabe o que é preciso fazer para continuar mantendo a sua bolsa e muito mais.






Top