Google Art Project – Conheça museus ao redor do mundo

O Google disponibilizou uma nova ferramenta, que possibilita visitar vários museus e suas obras, denominado de Google  Art Projet. Os espaços de cada ambiente…

A intenção é aproximar as pessoas do museu. (Foto: Divulgação)

O Google disponibilizou uma nova ferramenta, que possibilita visitar vários museus e suas obras, denominado de Google  Art Projet. Os espaços de cada ambiente poderão ser  visualizados virtualmente, sendo possível apreciar obras famosas mundiais. Outra novidade é que os quadros mais conhecidos pelo mundo. poderão ser vistos com um zoom impressionante de 7 milhões de mega pixels, o que permite ver as pinceladas dos quadros que mesmo pessoalmente não consiguiriamos visualizar. Um dos quadros disponíveis é o “Paisagem” (1948), de Tarsila do Amaral, exposto no Museu de Arte Moderna de São Paulo (MAM- mais conhecido como Masp), além dessa é possível ver 89 obras de 85 artistas do MAM e também a Pinacoteca.

Além dos museus brasileiros e internacionais, a Casa Branca, em Washington, estará disponível no Google Art Projet. Será possível visitar, virtualmente, quartos e salas da residência oficial do presidente americano, Barack Obama. A intenção dessa ferramenta, que teve seu projeto iniciado em fevereiro de 2011, é possibilitar e expandir o conhecimentos das pessoas à arte global, mesmo se não tiverem tempo ou condições de se deslocarem até o museu, embora seja uma ótima estratégia para atrair mais visitantes ao museu físico,  pois aguça a vontade de conhecer as obras de arte pessoalmente.

É possível ver o espaço do museu em 3D. (Foto: Divulgação)

O site está em inglês, mas há um ícone para traduzir para português na parte de baixo da tela. As pessoas que tiverem dificuldades em navegar e procurar museus, obras e artistas, o Google disponibilizou um vídeo que em 2’37 ensina rapidamente a navegar pelo site, visualizar quadros com o zoom de 7 milhões de mega pixels e como conhecer o museu internamente, corredores, obras expostas nas paredes ou no meio dos corredores, tudo em 3D, estilo Street View. Quem não poder visitar um desses espaços pessoalmente agora tem a vantagem de conhecer através da internet, podendo fazer um roteiro de passeio e se organizando com os principais lugares a serem visitados primeiro e as obras que mais interessam e possam ter prioridade no passeio.

Leia Também:  Obama anuncia que as tropas americanas deixarão o Iraque até o fim do ano

Ao navegar você pode sentir falta do museu onde está exposto o quadro ‘Monalisa’, de Leonardo da Vinci, o museu do Louvre, em Paris. O Google ainda  está em negociação, mas estão disponíveis outros famosos museus como  “O The Museum of Modern Art”, o “National Gallery”, o “Van Gogh Museum”, o “Palácio de Versailles” e o “The Metropolitan Museum of Arts”.

A ferramenta possibilita a visualização de várias obras. (Foto: Divulgação)

Top