Como usar lixas sem prejudicar as unhas

As lixas de unhas se tornaram algo essencial na vida das mulheres, e a maioria delas andam com lixas na bolsa, assim, toda vez…

As lixas de unhas se tornaram algo essencial na vida das mulheres, e a maioria delas andam com lixas na bolsa, assim, toda vez que uma unha lasca, antes que ela comece a dar problemas e enganchar nas roupas, as lixas surgem para salvar o dia.

Atualmente existem diversos tipos de lixas de unhas: de papel, madeira, plástico, metal, vidro e todas são utilizadas por mulheres e homens, o que muitas pessoas não sabem é que esse produto possui um tempo de vida, uma validade, e que ao invés de ficar guardado junto com canetas ou perdido na bolsa feminina, ele precisa de um local correto para ser armazenado.

Como usar lixas sem prejudicar as unhas (Foto: Divulgação)

Como usar lixas sem prejudicar as unhas

De acordo com pesquisas realizadas por dermatologistas, caso a lixa não seja usada corretamente, ela pode prejudicar as camadas das unhas, as lâminas que muitas vezes abrem e são chamadas de efeito casaca de cebola. Você sabe usar lixas sem prejudicar as unhas? Então confira algumas dicas para usar essa ferramenta de maneira adequada e manter as unhas saudáveis:

– Para evitar unhas encravadas o ideal é manter as unhas dos pés sempre quadradas, pois nas caminhadas os pés sofrem muita pressão, e as unhas quadradas há menos riscos das unhas entrarem na pele pelo canto dos dedos;

– A lixa de unha deve ser usada apenas uma vez, e então descartada. Para aqueles que não gostam de comprar muitas lixas, a melhor opção é comprar lixas finas e então quebrar a ponta após o uso, evitando que pequenos fragmentos fiquem armazenados, o que muitas vezes favorece o desenvolvimento de colônias de bactérias e fungos. Após usar a lixa em unhas com problema, como no caso das micoses, o ideal é descartar a lixa logo após o uso;

Lixas devem ser usadas apenas uma vez. (Foto: Divulgação)

– Nunca deve-se lixar a superfície das unhas para remover ondas ou imperfeições, pois isso causa a ruptura das lâminas, deixando-a a mais fina, frágil e consequetemente quebradiça;

Leia Também:  Plaquinhas animadas para festas

– Unhas nunca devem ser emprestadas, pois podem ser contaminadas e causar micoses e infecções;

– A lixa de unha deve ser usada apenas uma vez por semana, de preferência após o corte, ou quando a unha lascar ou quebrar. Somente em casos de necessidade.

Veja também: Unhas ombré – como fazer passo a passo

Como armazenar lixas de unha

– Lixas devem ser guardadas separadas de alicates de unha e esmaltes e não devem ficar soltas dentro da bolsa, pois pode reter resíduos do local onde foi armazenado e causar infecções. O ideal é manter a ferramenta em uma capinha plástica, para que não seja infectada por nenhum outro material, levando as bactérias para a unha.

Lixas de unhas podem causar infecções. (Foto: Divulgação)

Veja também: Unhas decoradas 2012

Top