Como substituir os doces na alimentação: dicas

Os doces são grandes inimigos de quem deseja emagrece e vive optando pelas dietas. Além disso, são grandes vilões para quem é portador de…

Por Editorial MDT em 26/06/2013

Os doces são grandes inimigos de quem deseja emagrece e vive optando pelas dietas. Além disso, são grandes vilões para quem é portador de diabetes e outros problemas de saúde. Saiba mais sobre o assunto e confira dicas de como substituir os doces na alimentação.

O consumo de doces em excesso pode ser prejudicial para a saúde. (Foto: divulgação)

Doces para a saúde

O consumo de quantidades moderadas de alimentos ricos em açúcar é importante para o organismo, pois ele também é fonte de energia. Afinal, não há quem resista a uma barra de chocolate de vez em quando. O açúcar é um componente alimentar que se consumido em excesso, pode trazer vários danos à saúde.

A substância que atua como comprometedora para o organismo é a glicose, que proporciona energia e seu acúmulo resulta em prejuízos. O excesso do consumo de doces pode ocasionar problemas como obesidade, diabetes e outros problemas de saúde. É preciso saber comer doces de maneira saudável.

As frutas podem substituir os doces. (Foto: divulgação)

Dicas de como substituir os doces na alimentação

1. Troque sobremesas por frutas, pois são mais saborosas e altamente nutritivas e ricas vitaminas, minerais como cálcio, magnésio, potássio e ferro. Além disso, são excelentes antioxidantes que evitam o surgimento de alguns tipos de câncer e doenças cardíacas;

2. Algumas frutas contêm nutrientes que fortalecem o sistema cardiovascular, sendo responsável pela cor e sabor dos alimentos. Além disso, as frutas são livres de gorduras, contendo poucas calorias e são ótimas fontes de fibras solúveis;

3. Aposte nos alimentos com baixas calorias como doces lights, barras de cereais, chocolates e outras versões de baixas calorias. O ideal é consumir com moderação esses alimentos para não prejudicarem a saúde;

4. As frutas secas, nozes e amêndoas são ótimas opções de sobremesas saudáveis e nutritivas;

5. Ter uma alimentação saudável e equilibrada, rica em frutas, verduras e legumes é muito importante. Esses alimentos são fontes de nutrientes que atuam proporcionando a sensação de saciedade e controle de consumo compulsivo por doces.

As barras de cereais podem ser usadas na substituição dos doces. (Foto: divulgação)

Os doces são alimentos muito saborosos que quando consumidos em excesso podem ser prejudiciais para a saúde. Por isso, é essencial saber como controlar a vontade de comer doces  para que não façam mal para saúde. O ideal é apostar no consumo de frutas, doces lights, biscoitos integrais e outros alimentos de baixa caloria. Opte também por uma alimentação saudável e pratique exercícios físicos que ajudam no controle da sensação de saciedade. Consulte uma nutricionista para orientar sobre os doces que podem ser consumidos e as quantidades ideais.

 

Top