Saiba Como Comer Doces de Maneira Saudável

Redacao 18/09/2011 Notícias

Comer doces exageradamente sem engordar e sem que façam mal ao organismo, é praticamente impossível. Se você adora comer um docinho e quer comer sem ficar com a consciência pesada e não engordar, deve se policiar.


O doce é necessário para a nossa saúde, é praticamente impossível uma pessoa viver sem comer nada de açúcar. Os alimentos doces podem fazer parte de uma dieta saudável, basta saber controlar, dosar a quantidade.

Benefícios dos doces no organismo

O açúcar tem a capacidade de produzir uma sensação de prazer para a mente. Se uma pessoa tira o açúcar radicalmente da sua dieta o seu cérebro reage negativamente passando uma sensação de ansiedade gerando altos graus de frustração. As crises de bulimia e anorexia geralmente são desencadeadas devido à falta de açúcar no organismo, mostrando que ele tem grande influência no fator psicológico.

Para não cair nos exageros e se manter longe da ansiedade, consumir um doce por dia já é o suficiente. Desde que consumido com moderação o doce só faz bem para a saúde.

Não é necessário parar de consumir doce para ter uma vida saudável, pois o doce faz falta no organismo. A deficiência por carboidratos e de vitaminas como B6, magnésio, acido fólico, cromo, triptofano e B12 provocam a queda na produção de serotonina o que eleva a vontade de comer doce, em alguns casos gera ansiedade e compulsão por açúcar.

Comer doce depois do almoço não engorda

Sim, comer doce depois do almoço não engorda, mas é preciso saber o tipo de doce e a quantidade que vai ser ingerida. Não da para sair comendo qualquer doce e quantidade. Dê preferência para os açucares naturais que podem ser encontrados nas frutas.

Se a vontade de comer doces for incontrolável prefira comer gelatinas, doces a base de frutas e iogurtes ou chocolates com 50% de cacau. O ideal é evitar os doces que contenham maior teor de colesterol, gorduras, açúcar e também muitas calorias extras.

Consumindo esses doces além de adquirir uns quilos a mais, pode fazer mal a saúde causando distúrbios gastrointestinais, náusea, sonolência e dor de cabeça.

Dicas para consumir doces e ficar saudável

– Controle a quantidade do consumo de doces;

– Prefira consumir açúcar natural que é encontrado nas frutas;

– A gelatina é uma excelente opção para ser consumida, só traz benefícios à saúde e sacia a vontade de consumir doces;

– Se a vontade de consumir doce for muito forte, prefira chocolates que contenham mais cacau e menos açúcar;

– Os adoçantes artificiais podem ser uma excelente opção nas dietas.

É importante saber que não é preciso parar de comer doces para manter a forma, eles são necessários para o organismo e consumidos moderadamente ajudam a emagrecer. Prefira consumir doces após o almoço, e de preferência aos doces mais saudáveis como gelatinas e frutas, para ter uma vida mais saudável.

Outros artigos

Moda para Gestante Jovem

24/05/2011

Moda para Gestante Jovem

Hoje em dia as gestantes têm espaço garantido no mercado fashion. São muitas as marcas voltadas exclusivamente para grávidas ou lojas que contam com linhas esp...

Dicas de Exercícios Físicos para o Verão

29/08/2011

Dicas de Exercícios Físicos para o Verão

Os termômetros ainda estão marcando temperaturas baixas, as chuvas insistem em ficar e os ventos sopram bem gelados. No embalo de tempo frio, o vestuário faz um favo...

Empregos diferentes e legais para escolher

17/02/2016

Empregos diferentes e legais para escolher

Veja dicas de empregos diferentes e legais para escolher. Trabalhar não costuma ser uma tarefa tão querida pelas pessoas, afinal, a rotina é pesada e repleta de comp...