Como se preparar para entrevistas de emprego?

Quem já passou por uma entrevista de emprego sabe o quanto é difícil lidar com a ansiedade que certa este momento. O problema é…

Quem já passou por uma entrevista de emprego sabe o quanto é difícil lidar com a ansiedade que certa este momento. O problema é que o excesso de nervosismo pode levar o candidato a cometer alguns erros capazes de comprometê-lo diante do entrevistador.

Principais erros cometidos numa entrevista de emprego

O excesso de nervosismo pode levar o candidato a cometer alguns erros capazes de comprometê-lo diante do entrevistador. (Foto: Divulgação).

Os especialistas explicam que determinadas atitudes podem simplesmente colocar por água abaixo o sonho do entrevistado de ficar com a vaga, como, por exemplo, falar mal do ex-chefe ou da empresa anterior, chegar atrasado e faltar à entrevista.

Alguns entrevistadores também são suportam o uso exagerado de gírias, restrições quanto ao horário de trabalho e candidatos que justificam sua pretensão salarial com base em suas necessidades pessoais.

Este último item, sem dúvida, é um dos mais delicados. Caso seja interrogado sobre o quanto deseja ganhar, estime um valor com base nas contribuições que você pode dar à empresa através do seu trabalho e na oferta no mercado de profissionais com o seu perfil. Ou seja, sua pretensão deve estar dentro da média salarial paga ao cargo que você almeja.

Veja como colocar pretensão salarial no currículo.

Existem outros fatores que também são determinantes para o seu sucesso num processo seletivo. Por isso separamos mais algumas dicas de como se preparar para uma entrevista de emprego e não deixar que o nervosismo atrapalhe a sua conquista.

Como se preparar para uma entrevista de emprego

Chegar à sala do entrevistador tendo pouca ou nenhuma informação sobre o perfil da companhia é um erro cometido pela maioria dos candidatos. (Foto: Divulgação).

O preparo para uma entrevista inclui o conhecimento sobre a empresa que está oferecendo a vaga. É um erro grave chegar à sala do entrevistador tendo pouca ou nenhuma informação sobre o perfil da companhia. Você deve pesquisar sobre a instituição, procurando entender sua filosofia de trabalho e sua missão no segmento onde atua.

Leia Também:  Somente 4,7% das vias brasileiras possui rampa para cadeirante

Informe-se sobre os seus negócios, os projetos que estão em andamento e sobre os seus planos para o futuro. Nessas horas, o contato com alguém que está lá dentro pode lhe ajudar, facilitando o acesso a esse tipo de informação. Outra opção é usar a internet para pesquisar sobre a empresa, já que a maioria das companhias mantém alguns dados importantes em sua página eletrônica (histórico, atuação no Brasil e no mundo, missão, visão, entre outros).

Saiba quais são as perguntas mais comuns em entrevista de emprego.

O candidato também deve se preparar para a entrevista buscando informações sobre o cargo oferecido. (Foto: Divulgação).

O candidato também deve se preparar para a entrevista buscando informações sobre o cargo oferecido. Neste aspecto, é importante conhecer detalhes dos requisitos para a vaga, algo que geralmente é divulgado pela própria empresa, mas que também pode ser perguntado diretamente ao seu departamento de RH (Recursos Humanos).

Os entrevistadores costumam fazer um resumo elencando as responsabilidades envolvidas no cargo em questão e, com isso, determinando o perfil do candidato procurado. Logo, conhecendo de antemão a ocupação disponível, você tem mais chance de se dar bem na entrevista.

Top