As famílias brasileiras estão ficando menores, porém, mais abertas, segundo Censo 2010

PUBLICIDADE

De acordo com o último levantamento do Censo de 2010, divulgado nesta quarta-feira (16), pelo Instituto Brasileiro de Geografia de Estatística (IBGE), as famílias brasileiras vem mudando nos últimos anos.

Fecundidade

Segundo os dados levantados, vivem em média três pessoas por residência, (3,3% em números exatos), sendo que há dez anos este número era de 3,7 pessoas. Fato este atribuído a queda de fecundidade: as mulheres estão tendo menos filhos e engravidando mais tarde.

Atualmente, a média de filhos por mulher está em 1,86, sendo que em 2000 esse número era de 2,38. Por região do país, a menor taxa está no sudeste, com 1,66, enquanto a maior foi vista no norte, com 2,42. As mulheres mais jovens também tem tido menos filhos: há dez anos, 19% dos nascimentos no país ocorriam entre mulheres com idade entre 15 e 19 anos, e 29% entre 20 a 24 anos. Em 2011, esses percentuais passaram a ser de 18% e 27%.

PUBLICIDADE

Novos dados

Este censo também revelou consequências da lei do divórcio e do chamado “mosaico familiar”:  8,4% dos lares de famílias brasileiras tem filhos biologicamente ligados a apenas um dos cônjuges, frutos de relações anteriores.

Também, foi hoje divulgado a primeira estatística relacionada a residências com casais do mesmo sexo: entre 57 milhões de domicílios no país, 60 mil deles são chefiados por casais gays.

Chefes de família:

Atualmente, 61,3% dos lares são chefiados por homens, enquanto 38,7% são sustentados por mulheres. Quanto à renda, quanto maior os rendimentos, menos moradores o local possui: em casas onde cada morador recebe no máximo R$ 68, a média indica que há cinco habitantes no domicilio. Já em residências onde cada pessoa tem rendimento médio acima de R$ 5450, o número de moradores é em média de duas pessoas.

Moradia:

No Brasil, há mais habitantes morando em casas que em apartamentos, que representam apenas 10,7% do total de domicílios. A casa própria também é mais frequente, visto que o aluguel está presente em apenas 20,9% dos locais pesquisados.

Leia também:

Comentários fechados

Os comentários desse post foram encerrados.