Como superar o medo de falar em público

Para muitos profissionais, a exposição das suas ideias em público é muito importante para o seu crescimento na empresa. No entanto, eles têm dificuldades…

Por Editorial MDT em 19/01/2012

Para superar o medo de falar em público, é preciso saber exatamente o que será dito (Foto: Divulgação)

Para muitos profissionais, a exposição das suas ideias em público é muito importante para o seu crescimento na empresa. No entanto, eles têm dificuldades na oratória não por não saberem o que deve ser exposto, mas sim pelo medo de encarar uma grande plateia. Por isso, se você se encaixa nessa descrição, saiba como superar o medo de falar em público.

Para começar, estude bem o conteúdo a ser exposto, buscando sanar todas as suas dúvidas e as possíveis perguntas que poderão aparecer durante a palestra ou a reunião. Para tanto, pesquise sobre o assunto na internet ou em livros. Desse modo, você estará bem preparado e completamente consciente dos seus conhecimentos sobre o que será exposto, sem medo de não conseguir responder alguma pergunta que surja.

Faça um breve resumo sobre o que deverá ser dito na apresentação, dividindo o conteúdo em pontos de relevância. Não se esqueça de escrever datas, números e dados importantes para que não os esqueça na hora da palestra. Anote tudo em um pequeno papel que possa ser facilmente segurado enquanto você fala e olhe-o quando se sentir inseguro.

É preciso estar plenamente seguro quanto ao conteúdo a ser exposto para perder o medo de falar em público (Foto: Divulgação)

Treine bastante diante do espelho ou de pessoas próximas para saber exatamente o que dirá e de quanto tempo precisará para expor tudo o que precisa. No final, pergunte às pessoas se elas conseguiram compreender o que lhes foi dito e se há algo que poderia ser melhorado.

Quando ficar em frente ao público, procure não se afobar com a quantidade de pessoas que estarão te assistindo. Fixe os olhos em um ponto no fundo do teatro e comece a falar o que foi programado. Como as mãos geralmente atrapalham o orador na hora da apresentação, procure mantê-las ocupadas segurando algo como uma caneta e o pedaço de papel com o resumo. Desse modo, você poderá canalizar o seu nervosismo para esses objetos.

Procure não caminhar muito pelo palco quando estiver muito nervoso, pois isso faz com que a plateia se disperse e fique inquieta. Para tanto, fixe os seus pés em um ponto e fique lá até o final da palestra.

Se o local for equipado com computadores e aparelhos de multimídia, a sua apresentação poderá ficar muito mais dinâmica e fácil de fazer, pois você poderá usar esses recursos tecnológicos para diminuírem a sua ansiedade e medo de esquecer o conteúdo. Entretanto, use-os apenas para pontuar a sua apresentação, com textos curtos que serão completados pela sua fala.

A tecnologia é uma grande aliada na hora de fazer apresentações em público (Foto: Divulgação)

No começo, pode ser difícil perder o medo de falar em público, mas com muito treino e dedicação, você estará fazendo longas apresentações sem receios de esquecer o conteúdo e de se mostrar em frente a uma grande assistência, afinal, o seu sucesso profissional depende disso.

 

 

Top