Como se comportar durante processo seletivo de empresas

Como se comportar durante processo seletivo de empresas

Muitas pessoas ficam tensas ao participarem de um processo seletivo. Isso porque estão ali para serem avaliadas e qualquer palavra ou gesto pode fazer…

Por Élida Santos em 15/12/2011

A primeira impressão é a que fica (Foto: Divulgação)

Muitas pessoas ficam tensas ao participarem de um processo seletivo. Isso porque estão ali para serem avaliadas e qualquer palavra ou gesto pode fazer com que você seja considerado despreparado para ocupar o cargo em questão, perdendo a oportunidade de garantir uma nova colocação no mercado de trabalho.  O grande vilão de uma entrevista de emprego ou teste de qualificação é o nervosismo. É ele que te faz gaguejar, dizer coisas impróprias para o momento ou até não dizer nada, na hora que é para opinar.

Durante um processo de seleção é normal ficar nervoso, mas o que diferencia uma pessoa da outra é como ela trata o nervosismo. Alguns deixam que o sentimento de insegurança tome conta da situação, já outras tomam atitudes para minimizar o impacto do nervosismo, durante o processo seletivo. Se você está muito nervoso, durante a entrevista ou dinâmica em grupo, tente falar pausadamente, dessa forma será possível pensar no que é dito e as pessoas entenderão cada palavra, pois será melhor pronunciada.

Controle o nervosismo (Foto: Divulgação)

Outra dica fundamental para um processo seletivo é o vestuário. As mulheres não podem usar decotes, saias curtas (melhor optar por calças), acessórios e maquiagens exageradas. Já os homens devem manter a barba aparada, cabelo arrumado e  roupas adequadas ao ambiente da entrevista, sendo que chinelos, bermudas e bonés devem ser esquecidos, para que seja possível causar uma melhor impressão. Para ambos, está proibido mascar chiclete na hora da entrevista. Essa atitude é considerada imprópria para o ambiente corporativo.

Atenção ao se vestir para uma entrevista (Foto: Divulgação)

No processo seletivo, comporte-se de maneira educada, sem o uso de gírias e dialetos; não gesticule demais; não fale muito baixo; não grite; converse de maneira articulada para que as pessoas te entendam; preste atenção na pergunta para não responder algo que não foi perguntado; se tiver dúvidas com relação a alguma informação do processo seletivo questione; nunca fale mal da empresa em que trabalhou antes; não minta e nunca, jamais, em hipótese alguma, chegue atrasado no processo seletivo. Isso é motivo de desclassificação. E antes do dia da entrevista procure saber o local, justamente para evitar atrasos, e pesquise informações sobre a empresa para usar durante a seleção.

Top