Como saber se sua dieta está saudável ou não

Veja como saber se sua dieta está saudável ou não! O organismo necessita de vários nutrientes, perder peso através de uma alimentação incorreta e…

Veja como saber se sua dieta está saudável ou não! O organismo necessita de vários nutrientes, perder peso através de uma alimentação incorreta e pouco variada pode ocasionar sérios problemas de saúde.

Como saber se sua dieta está saudável ou não. (Foto Ilustrativa)

O objetivo principal das dietas é o emagrecimento, porém, antes de iniciar qualquer uma delas, é fundamental verificar quais tipos de alimentos estão inclusos no cardápio e se eles de fato atuam contra o acúmulo de gordura. Dietas compostas por alimentos específicos provocam a perda de peso através da desnutrição e enfraquecimento do organismo, podendo causar doenças graves.

Leia também: Receitas de sucos detox para emagrecer desinchar

Como saber se sua dieta está saudável ou não

Confira a seguir como saber se sua dieta está saudável ou não:

Quantidade de refeições diárias

Uma dieta saudável é composta por no mínimo cinco refeições diárias. A estratégia de comer a cada três horas para emagrecer não é um mito, pois impede que haja sensação de fome e diminui a quantidade de comida ingerida nas principais refeições. Além disso, mantem o corpo sempre nutrido e previne a sensação de indisposição.

É muito importante respeitar os horários das refeições. (Foto Ilustrativa)

Fraqueza e sonolência

A fraqueza e sonolência são sintomas provocados pela falta de ferro e vitaminas do complexo B no organismo. Uma alimentação saudável e rica em nutrientes deve ser composta por fontes de ferro vegetais (agrião, couve e cheiro verde), leguminosos (feijão, grão de bico e lentilha) ou animais (carne branca e vermelha).

Café da manhã deve ser reforçado

O café da manhã é a principal refeição do dia, portanto, dietas que excluem a ingestão de alimentos pela manhã não são consideradas saudáveis. Alimentos como o pão integral, leite ou derivados e frutas, são essenciais para fornecer energia ao organismo durante as horas que antecedem o almoço.

Confira opções de comidas saudáveis para quem tem gastrite

Variedade de frutas e vegetais

Valorize a variedade de frutas e vegetais. (Foto Ilustrativa)

A variedade de frutas e de vegetais indica que o organismo está recebendo todos os tipos de nutrientes que necessita para funcionar bem. Se alimentar somente de alimentos industrializados como produtos light e diet, pode provocar um déficit de vitaminas e prejudicar a saúde em geral.

Beba muita água!

Além de o cardápio conter diversos tipos de alimentos, a dieta deve incluir a ingestão de em média 2 litros de água, que equivale de 8 a 10 copos de 100ml por dia. A água hidrata, fornece minerais ao organismo e auxilia no bom funcionamento dos rins e do intestino e se consumida bem gelada 20 minutos antes de cada refeição, ajuda a queimar a caloria dos alimentos ingeridos.

Beba água para manter o corpo hidratado. (Foto Ilustrativa)

Veja também: Dicas de alimentos saudáveis

Aproveite as dicas de como saber se sua dieta está saudável ou não para reorganizar o cardápio e adaptar as refeições com alimentos diversos e que contribuem com a sua saúde e bem estar! Continue no Mundo das Tribos e veja outras matérias sobre dieta.

Top