Como usar origami na decoração

O origami é uma técnica japonesa de arte com papel que está influenciando a área de decoração. Com ele, as pessoas podem confeccionar lindos…

Por Isabella Moretti em 27/12/2011

Tsurus inovam a decoração com estilo e charme

O origami é uma técnica japonesa de arte com papel que está influenciando a área de decoração. Com ele, as pessoas podem confeccionar lindos objetos para ilustrar os ambientes, tanto numa composição pendente como também para enfeitar os móveis.

Com criatividade e bom-gosto, os pequenos pedaços de papel se transformam em acessórios para decorar a casa. A técnica dá origem a seres e objetos a partir de dobraduras, tendo como base as formas geométricas para que as combinações possam funcionar.

A cultura japonesa tem o origami como algo tradicional e possui crenças a respeito da arte com papel. Por exemplo, o indivíduo que conseguir fazer mil exemplares de Tsuru terá um pedido realizado. As pequenas garças sempre são lembradas quando se trata da técnica japonesa de dobradura.

Ideias de decoração com origami

– Móbiles: o origami se revela uma técnica perfeita para fazer enfeites pendentes. Dá para aproveitar os exemplares de tsurus para fazer lindos móbiles dinâmicos e leves. As peças podem seguir uma linha vertical pendente ou contar com um arco mais elaborado que valorize outras figuras de origami, como estrelas e borboletas coloridas. Aposte no móbile como um elemento de decoração para qualquer ambiente da casa, como varanda ou hall de entrada.

Flores de origami

– Flores artificiais: as peças permitem fazer belíssimos arranjos para decorar os ambientes residenciais. Através da dobradura de papéis coloridos, as flores ganham duas pétalas delicadas e passam a decorar os vasos. Várias espécies podem ser reproduzidas através do origami, como é o caso da flor de íris e da rosa.

– Cortina de tsurus: as peças quando presas em fios e fixadas verticalmente são capazes de dar forma a lindas e delicadas cortinas, que normalmente funcionam como divisórias dos ambientes.

– Origami na mesa de casamento: o artesanato com papel pode inovar a decoração com estilo, elegância e romantismo. Uma ideia bem interessante é completar o acabamento do bolo com os tsurus, criando um efeito bonito, diferente e moderno.

Faça ainda arranjos de flores a partir da técnica do origami para decorar a mesa do casamento, valorizando as cores trabalhadas na decoração. As lembrancinhas que ajudam a ornamentar a mesa também podem ganhar o toque delicado do origami, tal como os docinhos.

Caixinhas de origami iluminadas

– Caixinhas de origami iluminadas: uma ideia apaixonante para quem deseja inovar a decoração através das luzes. Para confeccionar o enfeite, primeiro faça várias caixinhas de papel em cores diferentes, depois use para encaixar as lâmpadas do pisca-pisca.

Aproveite as sugestões para fazer uma decoração com origami na sua casa.

 

Top