Como saber se o parceiro tem HPV?

O HPV é uma doença muito comum em nosso meio e traz grandes preocupações a população. Apesar disso, poucas pessoas sabem como reconhecer o…

O HPV é uma doença muito comum em nosso meio e traz grandes preocupações a população. Apesar disso, poucas pessoas sabem como reconhecer o problema, sendo que em alguns casos essa patologia pode estar mais próxima do que se imagina. Aprenda a reconhecer se o parceiro tem HPV.

Saiba mais sobre a vacina contra o HPV.

O uso do preservativo é a melhor de prevenir a infecção pelo HPV. (Foto: divulgação)

Saiba mais sobre o HPV

O Papilomavírus Humano (HPV) é um grupo de vírus que acomete a pele. Atualmente, foram descobertos mais de 100 tipos diferentes de HPV em nosso meio, sendo que alguns deles podem levar a formação de verrugas genitais ou alterações celulares no colo útero, sugestivas de câncer. Por outro lado, existem outros tipos de vírus que podem acometer as mãos e os pés, mas que não são sexualmente transmissíveis.

Conheça mais sobre os dados do HPV

Segundo estudos, cerca e 14 milhões de pessoas em todo o mundo são portadoras do vírus do HPV. Entre os indivíduos sexualmente ativos, cerca de 75% podem apresentar HPV genital em algum momento da vida.  Embora a infecção possa evoluir para uma doença mais grave, como o câncer de colo do útero, vagina, vulva, ânus, cabeça, pescoço ou boca, 90 % dos indivíduos portadores do vírus, não apresentarão nenhuma manifestação. Assim, a melhor forma de prevenir qualquer manifestação da doença é ideal que a mulher realize o exame de Papanicolau regularmente. Essa atitude ajuda a identificar o problema e trata-lo antes de graves consequências aparecerem.

O exame de Papanicolau é a melhor forma de prevenir a infecção pelo HPV. (Foto: divulgação)

Saiba mais sobre a infecção do HPV

A forma mais comum de transmissão do vírus do HPV é através do contato direto com a pele ou secreções do indivíduo acometido. Esse contato pode ocorrer através do ato sexual, seja ele por penetração anal, oral ou vaginal.

Aprenda a ser proteger contra o HPV

O uso regular do preservativo colabora com a redução das taxas de transmissão do HPV. Por isso, é essencial que os indivíduos adotem a prática do uso de preservativos durante as relações sexuais, de forma a evitar essa e outras doenças sexualmente transmissíveis.

Reconhecendo a infecção pelo HPV

Na maioria das vezes, o HPV é assintomático. Porém, quando ele manifesta sintomas, á através do desenvolvimento de verrugas genitais. Além disso, o médico ginecologista pode identificar alterações cervicais que podem ser sugestivas da infecção por HPV.

Saiba como descobrir se o parceiro está infectado com o HPV

Até o momento é difícil reconhecer se o parceiro está ou não infetado pelo problema, a não ser se ele apresente verrugas no pênis, no ânus ou na virilha. Dessa forma, a melhor forma de prevenir a doença é através do uso de preservativos.

Saiba reconhecer se o parceiro é portador de HPV. (Foto: divulgação)

A infecção pelo HPV é um problema muito comum em nosso meio e necessita de atenção especial. Após saber como reconhecer a infecção e como preveni-la, basta seguir as orientações e utilizar o preservativo sempre.

Aprenda a se prevenir do HPV.

 

Top