Vacina de HPV 2013: saiba mais

PUBLICIDADE

A vacina contra o papilomavírus humano (HPV) é uma ferramenta moderna para a prevenção de problemas como o câncer de colo e útero. Com distribuição exclusiva pela rede particular, em 2013 a vacina passará a ser distribuída pelo Sistema Único de Saúde (SUS), para mulheres entre 9 e 45 anos. Isso significa um enorme avanço no combate de uma das doenças ginecológicas mais graves. Fique por dentro do assunto e saiba mais sobre a vacinação contra HPV em 2013.

Saiba quais são os efeitos colaterais da vacina contra HPV.

A vacina contra HPV é um grande avanço para a prevenção do câncer de colo de útero. (Foto: divulgação)

Benefício para todos

A vacina contra o vírus HPV é uma medida que ajuda a prevenir a infecção pelo papilomavírus humano, transmitido pelo contato sexual e muito perigoso, especialmente para o sexo feminino. A notícia da descoberta desse tratamento poderia ter sido melhor se ele fosse acessível a toda população.

PUBLICIDADE

Apesar de saber da importância de contar com essa proteção extra, nem todos podiam pagar pelas aplicações, disponíveis apenas na rede particular por um preço que varia de R$ 250,00 a R$ 400,00 por dose, sendo necessárias três aplicações.

A novidade é que haverá algumas mudanças previstas logo para o início de 2013, pois, segundo o Ministério da Saúde, a introdução da vacina no SUS está em fase de estudos. Foi criado um grupo técnico para fazer análises epidemiológicas, imunológicas, socioeconômicas e financeiras e assim discutir a estratégia de implantação da nova vacina na rede pública, que esta prevista ainda para o primeiro semestre de 2013.

A vacina será distribuída pelo SUS ainda no primeiro semestre de 2013. (Foto: divulgação)

Os primeiros lugares a oferecer a vacina

Algumas regiões adiantaram-se em abrir o processo de compra das vacinas, como é o caso do estado do Rio de Janeiro, que promete ser o primeiro a distribuir, de forma regular, a vacina de forma gratuita. Em iniciativas isoladas, algumas cidades já imunizaram parte da população, como é o caso de Barretos, no interior de São Paulo, e Campos dos Goytacazes, no Rio.

 Eficiência da Vacina

A vacina que será distribuída pela rede pública é capaz de combater os dois principais subtipos de HPV, os 16 e 18, que apresentam maior prevalência e oferecem mais perigo à saúde. Além de causarem o temido câncer de colo de útero, que atinge a marca de mais de 17 mil novos casos anualmente, os vírus ainda são capazes de causar câncer de pênis e até de garganta.

Infelizmente a vacina não garante proteção total, pois os dois subtipos combatidos representam 70% do risco de contrair a infecção, e atualmente são conhecidos mais de 20 subtipos de HPV. É importante ressaltar que, o fato de receber a vacina não invalida a necessidade de realizar os exames preventivos de rotina.

Entenda as vantagens da vacina contra HPV.

PUBLICIDADE
A vacinação não invalida a necessidade dos exames ginecológicos de rotina. (Foto: divulgação)

A vacina contra o HPV é um avanço nos cuidados para com a saúde da mulher e irá causar um impacto gigantesco no programa nacional de vacinação. 2013 promete ser um ano de mudanças muito bem-vindas, com a destruição gratuita da vacina.

Leia também:

Comentários fechados

Os comentários desse post foram encerrados.