Como proteger o cão da leishmaniose

A Leishmaniose é uma doença que atinge não só os nossos amiguinhos de quatro patas, como também os seres humanos. Antigamente era uma patologia…

A Leishmaniose é uma doença que atinge não só os nossos amiguinhos de quatro patas, como também os seres humanos. Antigamente era uma patologia de difícil cura, de modo que os animais acometidos por este malefício deveriam ser obrigatoriamente sacrificados. Porém, mesmo com esta regra, o número de seres infectados pelo mosquito causador da doença não parou de subir, de modo que outros tratamentos vêm sendo desenvolvidos para curar o problema.

Evite que o parasita transmissor da Leishmaniose afete o seu cãozinho (Foto: Divulgação)

Portanto, para você que deseja passar longe desta patologia para assegurar mais tranquilidade ao pet e a sua família, confira a seguir como proteger o cão da Leishmaniose:

Entendendo a Leishmaniose

A Leishmaniose é uma doença parasitária, que é transmitida por um inseto relativamente parecido com um mosquito, porém de menor tamanho. Os sintomas da Leishmaniose são a perda de pelo, sobretudo ao redor dos olhos, boca e nariz, além da formação de feridas nestes locais. Existem casos onde o problema de alastra pelas patas ou mesmo na cauda do animal, ocasionando um quadro mais complexo de crescimento excessivo das unhas e até mesmo insuficiência renal. Esta doença é fatal e até mesmo pode matar, por isso proteger o cachorro da Leishmaniose se torna fundamental para assegurar mais tranquilidade e uma boa saúde ao bichinho de estimação.

O início da Leishmaniose se dá pela perda de pelo na região dos olhos e nariz (Foto: Divulgação)

Saiba mais sobre a Leishmaniose, causas e seus devidos tratamentos.

Como proteger o cão da Leishmaniose

Para proteger o cão da Leishmaniose o primeiro passo é manter o ambiente limpo, a fim de não atrair o parasita. O mosquito adora as fezes, folhas e frutas em decomposição e ainda outras matérias orgânicas, sendo ali onde ele deposita os seus ovos. Por isso, livre-se de toda a sujeira e caso você vá passear na praia com o seu cão, procure utilizar um repelente especial, tendo apenas cuidado para que o animal não lamba e corte o efeito do produto.

Utlize coleiras com ação repelente para reforçar a defesa contra o mosquito (Foto: Divulgação)

Outra dica importante é utilizar as coleiras Scalibor, que possuem uma ação repelente, afastando assim os parasitas indesejados. Caso haja a possibilidade, plante citronela em seu quintal e use esta planta amassada também dentro de casa. Seguindo essas dicas você será capaz de assegurar a integridade na saúde do seu cão e de todas as pessoas em sua casa.

Leia também: Coleira repelente para cachorro, onde comprar.


Top