Como preservar o sofá de couro

Como preservar o sofá de couro

Aprenda como preservar o sofá de couro e mantenha o seu estofado sempre com a aparência de novo. O acabamento em couro sempre foi…

Por Editorial MDT em 09/10/2015

Aprenda como preservar o sofá de couro e mantenha o seu estofado sempre com a aparência de novo. O acabamento em couro sempre foi muito utilizado e estimado pelas pessoas. Atualmente, podemos encontrar diversos modelos de sofás em diferentes materiais e revestimentos. Mas ainda assim, o sofá de couro, ainda é o escolhido por muitos por conta da durabilidade, elegância e sofisticação.

 

Como preservar o sofá de couro (Imagem Ilustrativa)

Como preservar o sofá de couro

O sofá de couro também pode ser considerado uma peça chave na decoração, pois é versátil e combina tanto no conceito tradicional quanto no estilo moderno. Hoje em dia, podemos encontrar esse material em diversas cores, mas o mais tradicional ainda é o sofá de couro marrom.

Essa peça pode durar muitos e muitos anos, mas é necessário alguns cuidados especiais. O couro precisa ser hidratado, caso contrário corre o risco de descascar, craquelar e ainda criar manchas. Então vamos aprender como preservar o sofá de couro.

Leia mais: Sofá de couro prós e contras

 

Dicas para preservar o sofá de couro

 

Com uma limpeza simples você pode garantir mais durabilidade ao seu sofá (Imagem Ilustrativa)

A primeira dica de como preservar o sofá de couro é bem simples, você deve limpá-lo frequentemente com um pano úmido. Também é necessário a cada três meses, hidratar o material com produtos específicos para couro. Eles podem ser encontrados em qualquer mercado e não são caros.

Algumas pessoas preferem utilizar vaselina liquida ou óleo de amêndoa. Se o seu sofá é claro, é aconselhável o uso da vaselina porque esse produto é transparente e não pigmentado, assim não corre o risco de manchar a peça.

Veja mais: Sofá de couro ecológico

Como preservar o sofá de couro usando vaselina

 

O sofá de couro pode durar por muito tempo (Imagem Ilustrativa)

Para limpar e preservar o seu sofá de couro com vaselina você vai precisar apenas de vaselina líquida, que é uma parafina líquida oleaginosa, límpida e incolor e um pano limpo e macio.

Primeiro você tira o pó com um pano limpo, depois com outro pano úmido com a vaselina você passa no sofá e depois vai utilizar um pano seco para “dar lustre” ao material.

Saiba mais: Sofá de couro para escritório

 

 

 Limpeza do sofá de couro

 

Mantenha o seu sofá de couro longe de calor e luz solar (Imagem Ilustrativa)

Para conservar o seu sofá de couro sempre limpo você pode utilizar o aspirador de pó ou espanador semanalmente.

Para preservar o material também é indicado realizar uma limpeza regular com pano de algodão branco para retirar toda a camada de pó. Quando o móvel estiver muito sujo pode fazer uma primeira limpeza com pano úmido e depois com um pano seco.

Cuidado e muita atenção com o seu sofá de couro porque ele não pode ser molhado e também deve ser protegido da luz direta do sol e calor.

Outra dica valiosa se seu estofado estiver manchado é tentar limpá-lo com uma mistura de glicerina com álcool na proporção de 1 colher de café de glicerina para 2 de álcool.

Agora você já sabe como preservar o sofá de couro. Basta apenas ter alguns cuidados e o seu sofá vai durar por muitos anos.

Top