Sofá de couro: prós e contras

O sofá de couro é uma peça marcante na sala de estar ou em outros ambientes de recepção. Ele não se resume apenas a…

O sofá de couro tem vantagens e desvantagens.

O sofá de couro é uma peça marcante na sala de estar ou em outros ambientes de recepção. Ele não se resume apenas a um elemento decorativo, mas assume papel decisivo para contribuir com o conforto e a elegância do espaço.

Prático, impactante e atemporal, o sofá de couro transforma a proposta de decoração e aumenta o clima de reciprocidade. Além de representar o ponto principal da sala, o móvel favorece o encontro dos moradores e acomoda as visitas com total comodidade.

Apesar de ser versátil e permitir várias combinações, o uso do sofá de couro requer alguns cuidados. Nem sempre o material para revestir o móvel precisa ser original, algumas versões sintéticas decoram o cômodo de maneira equilibrada e não caem no perigoso engano do ‘brega’.

É importante ressaltar que os cuidados com o sofá de couro são diários. Desta forma, é recomendado manter o móvel estofado longe do sol e fazer uma limpeza periódica com pano úmido. Para evitar o aparecimento de rachaduras no revestimento, aplique vaselina a cada seis meses.

Ao escolher um modelo de sofá de couro, vários fatores precisam ser levados em conta, tais como o espaço disponível, a disposição dos outros móveis e o orçamento. Antes de comprar o móvel também é essencial conhecer as vantagens e desvantagens do estofado.

Prós do sofá de couro

Uma sala moderna e sofisticada decorada com sofá de couro.

O sofá confeccionado com couro natural é viável na decoração porque não concentra calor, mas sim se adapta a temperatura do corpo. Ele garante facilidades no momento da limpeza, além de assegurar resistência. Diferente dos outros tecidos, o couro natural é impermeável e apresenta maior durabilidade.

No caso do couro sintético, é possível constatar a resistência do material e contar ainda com a possibilidade de lavar a sofá quando for necessário. O produto tem a vantagem de ser um pouco mais barato do que o material natural e apresenta um acabamento tão sofisticado quanto. A tentativa de imitar o couro quase sempre funciona, mas precisa ser um produto de qualidade.

Leia Também:  Refluxo: como evitar

O sofá de couro se apresenta normalmente nas cores neutras e com um acabamento liso, por isso se revela uma peça flexível para fazer combinações.

Contras do sofá de couro

No caso do couro sintético, a resistência é menor.

O sofá de couro natural é inviável por causa do preço. Trata-se de um produto caro e nobre que não condiz com o orçamento da maioria das famílias brasileiras. Lembre-se de que a decoração da sala de estar não depende apenas do sofá, por isso é importante investir dinheiro na compra de móveis e complementos.

No caso dos modelos de sofás com em couro sintético, é importante tomar cuidado com os produtos de baixa qualidade que comprometem a decoração. O material apenas imita o couro natural, por isso não apresenta a mesma durabilidade e pode se desgastar com o tempo.

Top