Como parar de roer as unhas, dicas

PUBLICIDADE

Mais que um costume, roer unhas pode ser considerado um vício. Quando vê, você já está com a mão na boca roendo as unhas. Em quadros mais graves as unhas são mastigadas com tanta força que chegam até sangrar. Angústia, ansiedade, insegurança e timidez são alguns anseios ligados ao problema. A boa notícia é que para acabar com o vício, basta força de vontade. Confira a seguir algumas dicas sobre parar de roer as unhas.

Como parar de roer as unhas

Angústia, ansiedade, insegurança e timidez são alguns anseios ligados ao problema. (Foto Divulgação)

Na maior parte dos casos, o costume começa na infância. Sobretudo em famílias onde os adultos não dão abertura para elas manifestarem suas próprias opiniões ou dizerem o que desejam.

Leia mais: Pare de roer as unhas seguindo 5 dicas eficientes

PUBLICIDADE

A longo prazo, o vício acarreta a chamada paroníquia crônica (infecção na pele em volta das unhas, assinalada por inchaço, vermelhidão e irritabilidade). O problema interfere na aparência das unhas e pode afetar o seu crescimento.

Então se o feitio desleixado das mãos é o que anda incomodando, a dica é assumir o problema e descobrir as situações em que você começa roer as unhas. Quem rói unhas é uma pessoa que tem receio de se expor e necessita aprender a controlar a vontade, ao invés de estilhaçá-la.

A dica é assumir o problema e descobrir as situações em que você começa roer as unhas. (Foto Divulgação)

Essas pessoas precisam identificar que tipo de atitude leva ao hábito. O próprio gesto de levar a mão até a boca remete a uma criança indefesa, acuada. No ambiente profissional esse hábito pode ser totalmente nocivo, se for interpretado como falta de imposição.

Veja também: Esmalte Para Parar de Roer Unhas Avon

Dicas para parar de roer as unhas

Pintar unhas de vermelho ou colocar unhas postiças são alguns truques usados para acabar com o problema (Foto Divulgação)

Pintar as unhas de vermelho, no caso das mulheres ou mascar chiclete por um tempo podem até servir para aliviar temporariamente. Para contrair mais segurança, muitas ainda recorrem ao uso de unhas postiças, já que a maioria rói até o esmalte. No entanto, essas estratégias dificilmente resolvem o problema.

Confira ainda: Roer unha: perigos, como evitar

PUBLICIDADE

Para acabar com o problema, só criando segurança para se expor. Para ajudar, você pode manter um caderninho de anotações para registrar o momento e a ocasião em que teve vontade de roer as unhas. Estratégias como essa, ajudam a descobrir onde estão seus focos de ansiedade, dando ideias de como atenuar esse sentimento.

Leia também:

Comentários fechados

Os comentários desse post foram encerrados.