Descobrindo Madagascar: sugestões de lugares para conhecer

O arquipélago de Madagascar ganhou notoriedade quando foram feitas as animações de “Madagascar”, no qual 4 animais de um zoológico de Nova Iorque, incluindo…

Por Editorial MDT em 08/10/2011

O arquipélago de Madagascar ganhou notoriedade quando foram feitas as animações de “Madagascar”, no qual 4 animais de um zoológico de Nova Iorque, incluindo um leão, um hipopótamo, uma zebra e uma girafa, foram parar no local por acidente e então conheceram como é ter uma vida selvagem.

O país de Madagascar localiza-se no continente africano e compreende a Ilha de Madagascar e algumas ilhas próximas. Ele fica perto da costa de Moçambique, ao sudeste da África e está separado do continente pelo canal de Moçambique. Os primeiros colonizadores desse país foram os malaios-polinésios há 2 mil anos e depois, recebeu imigrantes árabes e africanos. Entre os europeus, os portugueses foram os primeiros a chegar ao local em 1500, com Diogo Dias, tendo sido batizado como Ilha de São Lourenço.

Em 1885, o arquipélago foi transformado em protetorado francês e, em 1896, em colônia, até que, em 1960, tornou-se independente através de lutas árduas contra os franceses.

Madagascar é uma das maiores ilhas do mundo e possui uma das maiores diversidades de fauna e flora do planeta, sendo que muitos deles existem apenas naquele lugar. Infelizmente, 90% da sua mata foi devastada pelo homem, porém, nos 10% restantes, ainda há inúmeros tipos de plantas. Alguns deles possuem mais de 80 milhões de anos.

O clima é tropical na maior parte do território, mas encontramos clima seco no sudoeste e até mesmo um deserto. Antananarivo, a sua capital, é a maior cidade do país. Outras cidades importantes são Mahajanga, Antsirabe e Fianarantsoa.

Por isso, Madagascar é um ótimo país para ser visitado por quem gosta de estar em contato direto com a natureza. Sendo assim, temos algumas sugestões de lugares para conhecer nessa imensa ilha.

Uma das principais atrações de Madagascar é o Parque Nacional Montagne d’Ambre, na região de Antsiranana. Ele possui 18.200 hectares e nele pode-se andar sobre um veículo 4 x 4 ou a pé, em trilhas nas quais é possível encontrar animais nativos como os lêmures, camaleões e tartarugas marinhas. No Gran Cascade, uma linda cachoeira, a refrescância é garantida. Então, vá preparado com roupas de caminhada e um biquíni por baixo.

A capital do país, Antananarivo, é superpopulosa e as pessoas disputam um lugar nas ruas com os ambulantes que vendem os produtos típicos da região. Para quem pretende ficar longe do agito, um ponto turístico são as ruínas de Rova, antiga moradia de reis, de onde pode-se observar quilômetros de paisagens que circundam o local, que fica no topo de uma alta montanha.

Além desses locais, Madagascar reserva lindas praias no Oceano Índico. Refresque-seem Fort Dauphin, Anakao, Ifatti, Tulear ou em Crique, na Ilha de Santa Maria. Todas têm águas cristalinas e areias douradas ou brancas.

Madagascar é um local surpreendente e inigualável, principalmente para quem gosta de muita aventura e de natureza. Os lêmures esperam por você, então, prepare já as suas malas para essa viagem inesquecível!

 

Top