Como montar um treino ideal para cada idade

Como montar um treino ideal para cada idade

Frequentar uma academia, puxar muito peso e suar a camisa é o que a maioria das pessoas faz para ter um corpo malhado e…

Por Editorial MDT em 01/10/2012

Frequentar uma academia, puxar muito peso e suar a camisa é o que a maioria das pessoas faz para ter um corpo malhado e em forma para o verão. Porém, é muito importante que os treinos sejam montados com cuidado, levando em consideração as necessidades de cada pessoa. Pensando nisso, selecionamos dicas de como montar um treino ideal para cada idade. Confira.

Os treinos devem ser montados por um profissional capacitado. (Foto: divulgação)

Importância dos treinos corretos

Os treinos de exercícios físicos e musculação devem ser montados com muito cuidado, pois cada um possui necessidades específicas. Cada pessoa, após algum tempo de treinamento, se adapta as técnicas, métodos e exercícios de acordo com seu nível de condicionamento físico, objetivos e potenciais genéticos.

Uma programação correta dos treinos é indispensável tanto para iniciantes, quanto para atletas. Cada pessoa reage de maneira diferente a estímulos que são considerados iguais, sendo assim, a individualidade deve ser considerada ao iniciar um tipo de treino.

Um dos fatores que devem ser considerados ao montar os treinos é a idade, pois uma pessoa de 40 anos não possui o mesmo condicionamento e suporte físico que uma de 20 anos. Portanto, é necessário tomar muito cuidado na hora de montar um treino.

Cada idade necessida de um treino específico, de acordo com seu condicionamento físico. (Foto: divulgação)

Veja também como usar a esteira para emagrecer 

Como montar um treino ideal para cada idade

1. Dos 20 aos 30 anos: nesta fase da vida o tônus muscular é muito bom e não há necessidade de gastar energia com exercícios localizados. Sendo assim, o ideal é dar preferência para os exercícios aeróbicos para aumentar a capacidade cardiovascular e queimar as calorias. Treino ideal: 30% de musculação e 70% aeróbico.

2. Dos 30 aos 40 anos: nesta fase o corpo começa a perder massa magra. Portanto, as gorduras localizadas começam a sobressair os músculos. Para evitar esse problema é indispensável praticar musculação. Treino ideal: 50% aeróbico e 50% de musculação.

3. Depois dos 40 anos: nesta fase da vida a perda de massa magra se intensifica, aumentando a flacidez. Esse problema pode ser evitado com exercícios localizados com peso. Treino ideal: 30% aeróbico e 70% musculação. Uma boa dica é apostar em atividades como pilates e ioga para dar mais firmeza as articulações.

Os treinos devem ser montados de acordo com cada idade. (Foto: divulgação)

Veja também alimentos para aumentar a massa muscular 

Os exercícios físicos são indispensáveis para a saúde e beleza do nosso corpo. A musculação atua como excelente aliada do condicionamento físico, porém os treinos devem ser feitos de acordo com as necessidades de cada individuo. Um fator muito importante que deve ser considerado é a idade e condicionamento físico de cada pessoa. Sendo assim, os treinos devem ser montados com muito cuidado, obedecendo a individualidade de cada um.

Top