Editorial MDT 22/02/2012 Beleza

A esteira pode ser uma grande aliada na perda de peso.

Uma das estratégias consideradas eficazes para a perda da gordura corporal é a prática regular de exercícios aeróbicos. Esses exercícios são caracterizados por atividades de longa duração, com intensidades baixas a moderadas, trabalham os grandes grupos musculares do corpo, aumentam o consumo de oxigênio, a frequência cardíaca e a respiratória.

A esteira é um excelente aparelho para queimar calorias, possibilitando um completo treino cardiovascular com qualquer intensidade de realização do exercício, seja caminhando ou correndo terá calorias queimadas.

Você pode maximizar os resultados e queimar mais calorias em menos tempo, tirando melhor proveito de seu treino, seguindo as orientações a seguir:

• Utilize a inclinação da esteira
Deverá manter a superfície plana durante o exercício, aumente gradativamente a inclinação. Isso vai acrescentar resistência à caminhada ou corrida e, consequentemente, o desgaste físico.

 • Aumente a velocidade
Se você fizer o exercício sempre no mesmo ritmo o seu corpo vai se adaptar e o desgaste serão cada vez menores. Portanto, você deverá aumentar a velocidade da caminhada e com isso intensificar o processo de queima de calorias.

 • Faça o exercício com duração variável
Se você tem o costume de passar vinte minutos por dia na esteira, uma vez na semana aumente esse tempo para quarenta minutos. Essa alteração vai promover uma queima extra de calorias não só pelo tempo acrescentado, mas também porque seu corpo não estará acostuma à nova carga, que constituirá um desafio extra.

Tenha o controle dos treinos e mantenha-se sempre hidratado.

 • Intercale ritmos diferentes durante o exercício
Passe algum tempo em uma velocidade constante para, em seguida, aumente o ritmo em um curto período de cerca de trinta segundos. Após, retorne ao ritmo anterior. Repita isso algumas vezes.

• Se mantenha hidratado
Beba água antes, durante e após o exercício. Isso é importante, pois se você ficar desidratado não conseguirá obter um bom desempenho. Conserve o corpo em ordem para trabalhar melhor e queimar mais calorias.

Por fim, saiba que seu corpo precisa de descanso. Portanto, permita-se um ou mais dias de descanso entre os exercícios intensos.

• Tempo do exercício aeróbico
Recomenda-se que seja realizado de três a cinco vezes semanais, com tempo de execução a partir de 30 a 40 minutos ininterruptos, tempo que o organismo leva para começar a queimar a gordura corporal como fonte de energia para manter o corpo em movimento. A duração máxima da atividade deve ficar próxima aos 60 minutos para evitar problemas de lesões.

Para evitar lesões, reconheça os seus limites.

É importante destacar que outros fatores influenciam na perda do peso corporal, além da prática de exercícios físicos, como a genética e a boa alimentação. Desta forma, para resultados mais eficientes você deverá contar com a ajuda de profissionais especializados.

Outros artigos

Vestibular Udesc 2014: inscrições, cursos

18/09/2013

Vestibular Udesc 2014: inscrições, cursos

A Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc) está com inscrições abertas para o Vestibular de Verão 2014.  A taxa a ser paga pelos inscritos é de R$ 90,00 e as...

Como prolongar o efeito da chapinha

30/11/2012

Como prolongar o efeito da chapinha

Apesar dos cabelos encaracolados ou semelhantes estarem super em alta, ter os fios lisos ainda é o sonho de muitas mulheres. Nem todas elas podem ser dar ao luxo de ...

Cursos gratuitos em BH

29/09/2009

Cursos gratuitos em BH

Os Cursos gratuitos em BH visam à formação de alunos para atuar em diversas áreas profissionais, garantindo um diferencial no mercado de trabalho. São normalment...