Como limpar pincéis de maquiagem?

Quando a sujeira se acumula demais, nos pincéis de maquiagem, problemas podem aparecer. Não se trata apenas de um acúmulo que interfere na cor…

Por Editorial MDT em 14/07/2013

Quando a sujeira se acumula demais, nos pincéis de maquiagem, problemas podem aparecer. Não se trata apenas de um acúmulo que interfere na cor dos produtos usados. A oleosidade da pele, bem como poeira e outros agentes podem favorecer o aparecimento de bactérias e fungos, colocando em risco a saúde da pele. Mas, como limpar pincéis de maquiagem? Aprenda, a seguir.

A limpeza dos pincéis de maquiagem deve ser frequente (Foto: Divulgação)

Como lavar pincéis de maquiagem

Existem muitos tipos de pincéis de maquiagem, destinados a diferentes fins e para serem usados com diferentes produtos. No entanto, todos eles acumulam sujeira e devem ser higienizados. No dia a dia, caso seja necessário, é possível evitar um acúmulo exagerado, retirando o excesso de produtos com um papel toalha. Porém, é preciso também lavar os pincéis de maquiagem, pois somente retirar este excesso não é suficiente.

Os pincéis usados para a aplicação de produtos em pó podem ser lavados a cada 15 dias ou, no máximo, mensalmente. Já os pincéis para produtos cremosos ou líquidos devem ser lavados, semanalmente.

A espuma deve estar branca, antes do enxágue (Foto: Divulgação)

Para lavar os pincéis de maquiagem, é indicado usar produtos específicos, pois suas cerdas podem ser danificadas, com o uso de sabonetes ou detergentes comuns. Existem xampus e até mesmo lenços umedecidos, próprios para isso. No entanto, você também pode substituir tais produtos por xampus ou sabonetes líquidos neutros.

Molhe o pincel, evitando que a água entre em contato com o cabo, a fim de não danificá-lo. Pode-se, também, mergulhar as cerdas num recipiente com água. Na palma da mão, coloque um pouco do sabonete ou xampu. Escorra o excesso de água do pincel e esfregue-o na mão, com muita suavidade. Em seguida, basta enxaguá-lo em água corrente, com as cerdas viradas para baixo. Se achar que não foi suficiente, repita a operação, até que a espuma fique branquinha.

Como secar pincéis de maquiagem

Exemplo de como posicionar os pincéis, na hora da secagem (Foto: Divulgação)

Procure lavar o pincel, num dia em que você não irá usá-lo. É indicado secar os pincéis de maquiagem, de forma natural, evitando o secador. Basta retirar o excesso de água, apertando suavemente, com as mãos. Em seguida, pode-se colocá-lo em cima de uma folha de papel toalha, na horizontal. Outra forma é apoiá-lo na pia, deixando suas cerdas livres, fora da superfície. Não volte a usá-lo, até que tenha secado, completamente.

Conservar a maquiagem e os pincéis é de extrema importância, pois evita que fungos e bactérias se proliferem, nestes produtos. Isso irá proteger a pele da ação de micro-organismos, além de contribuir para que o tempo de validade dos produtos seja mais longo.

Top