Pincéis de maquiagem: tipos, entenda as diferenças

Quem costuma frequentar lojas de cosméticos certamente já se deparou com uma infinidade de pincéis diferentes, destinados à maquiagem. São tantos modelos, que mal…

Quem costuma frequentar lojas de cosméticos certamente já se deparou com uma infinidade de pincéis diferentes, destinados à maquiagem. São tantos modelos, que mal se sabe para o que, exatamente, eles servem. Chanfrados, arredondados, retos ou pontiagudos, cada um deles tem a sua função, na hora de fazer o make-up. É claro que as mulheres não precisam adquirir todos eles, para que sua maquiagem fique bonita. Entretanto, alguns modelos básicos são indicados, para que a produção fique perfeita. Conheça os tipos de pincéis para maquiagem e entenda as diferenças, entre eles.

A variedade em pincéis para maquiagem é muito grande (Foto: Divulgação)

Pincéis para o rosto

Os pincéis de maquiagem para o rosto, em geral, são os maiores. Eles podem ser arredondados, achatados ou chanfrados. O pincel para a aplicação de base é levemente achatado e costuma ser espesso. Isso faz com que o produto (líquido ou cremoso) fique mais firme em suas cerdas. Mas depois da aplicação, vale a pena usar uma esponjinha, espalhando melhor o produto. Já o pincel para pó é diferente. Ele é bem encorpado, arredondado e com cerdas muito macias. Isso é o que dá à pele um aspecto aveludado. O pincel de blush pode ser arredondado ou chanfrado. No caso dos redondos, são um pouco menores do que os de base. O chanfrado, por sua vez, evita que o produto se acumule, num só local da pele. Ele também é grande, encorpado e macio. Finalmente, há o pincel do tipo vassourinha, que é bem macio e serve para limpar a pele, removendo pozinhos de sombra ou blush, que caíram durante a aplicação.

Pincéis básicos para make-up (Foto: Divulgação)

Pincéis para olhos

Os pincéis para olhos podem ser pontiagudos, chanfrados ou arredondados. Todos eles têm cerdas mais firmes e curtas. O chanfrado (que tem o formato diagonal) é ideal para aplicar sombras cremosas ou fazer aplicações mais pontuais. Também serve para corrigir a sobrancelha. Já os pincéis arredondados têm muitas cerdas, que são bem curtas. Eles são ideais para fazer mescla de cores e esfumado. Os pontiagudos, por sua vez, são bons para fazer traços ou para a aplicação de delineador.

Leia Também:  Cores para sala de visitas: dicas, fotos

Pincéis para boca

Basicamente, os pincéis para boca são pequenos e têm cerdas firmes. Eles servem para contornar os lábios, bem como para espalhar o batom. Os tamanhos variam bastante.

Cada pincel tem sua função, na maquiagem (Foto: Divulgação)

Existem outros tipos de pincéis para maquiagem, já bastante conhecidos. É o caso da escovinha para sobrancelhas ou para o rímel. Na realidade, todos os modelos descritos têm inúmeras variações. Estes são os básicos, que toda mulher pode ter e saber usar. Alguns tipos, no entanto, podem não fazer muita diferença, na maquiagem comum. Estes são mais usados por profissionais de maquiagem, que sabem exatamente como e quando usá-los.

Saiba mais detalhes: Pincel Duo Fiber: como usar

Veja outras dicas para escolher o seu: Pincéis de maquiagem: como escolher

Top