Como lavar o cabelo corretamente

Cuidar dos cabelos é algo que deve seguir uma rotina que vai além da higiene. Escolher o xampu e o condicionador correto é importante…

Cuidar dos cabelos é algo que deve seguir uma rotina que vai além da higiene. Escolher o xampu e o condicionador correto é importante para que os fios recebam o tratamento adequado. Especialistas indicam ainda que o xampu seja trocado periodicamente para que seja mais eficiente na limpeza dos fios. No caso do condicionador é indicado que não passe o produto no couro cabeludo para evitar oleosidade. Confira abaixo outras dicas para lavar corretamente o cabelo:

Leia mais sobre: Como lavar os cabelos corretamente

Lavar o cabelo do jeito correto é essencial (Foto: Divulgação)

Qual é a forma certa de lavar os cabelos?

Para não agredir muito os fios, a lavagem do cabelo deve ser na água morna ou fria (a última opção é melhor, pois contribui para que as madeixas fiquem com brilho). O xampu, que deve ser escolhido de acordo com a principal necessidade das madeixas, deve ser aplicado, preferencialmente, duas vezes seguidas, sendo que a segunda é depois de um enxágue. A seguir, passe o condicionador nas pontas e deixe agir pelo período indicado na embalagem. Para finalizar passe creme para pentear.

Adriano Almeida, tricologista: Os xampus devem ser escolhidos de acordo com a principal necessidade do cabelo. Uma mulher com cabelo tingido, porém oleoso (o que é raro, já que as colorações normalmente ressecam), deve optar por um xampu para cabelos oleosos ou até para cabelos normais. Se não for oleoso, não há dúvidas, o xampu mais adequado é aquele específico para os fios tingidos, que têm ingredientes hidratantes em sua fórmula, já que o cabelo tingido quando fica muito seco se torna mais susceptível à quebra.

Continuar Lendo  Marmitas saudáveis como fazer?

Lavar os cabelos todos os dias faz bem?

Os dermatologistas indicam a lavagem do cabelo em dias alternados, pois o manto hidrolipídico (gordura natural produzida pelo organismo que auxilia a proteção da haste capilar) dos fios é mantido. Mas, se você trabalha em um ambiente que suja muito os fios, faz atividade física diariamente ou tem muita oleosidade capilar, o jeito é lavar diariamente, no entanto, para evitar as caspas, seque o cabelo com secador ou difusor e invista em hidratação para não agredir muito os fios nesse processo diário.

Saiba mais sobre: Cabelos: como lavar corretamente?

Use a água fria ou morna para enxaguar o cabelo (Foto: Divulgação)

Xampu anti-resíduos

Lavar o cabelo com xampu anti-resíduos não é frescura, mas uma necessidade. Para eliminar não só a sujeira mais espessa, mas também o que sobrou da química dos cosméticos usados diariamente nos fios, o ideal é investir em xampus com limpeza profunda a cada sete dias, ou 15, no caso de pessoas com cabelos mais fininhos. Depois, aplique o condicionador como de costume, ou aproveite as cutículas do cabelo super abertas e limpas para fazer um banho de creme.

Top