Como higienizar frutas e legumes: passo a passo

Selecionar os alimentos com cuidado não é o suficiente, pois a falta de higienização adequada pode colocar a qualidade deles a prova. Para não…

Selecionar os alimentos com cuidado não é o suficiente, pois a falta de higienização adequada pode colocar a qualidade deles a prova. Para não ter a saúde vulnerabilidade com isso. São muitas as doenças que podem ser contraídas por não lavar direito frutas e legumes, por isso, decidimos fazer uma espécie de manual, que ensina a fazer a limpeza desses alimentos.

Leia mais sobre: Como higienizar frutas e verduras

 

Cuidado com a contaminação dos alimentos (Foto: Divulgação)

Porque é preciso higienizar os alimentos naturais?

A necessidade de uma boa higienização de um alimento colhido no campo, por mais natural e fresquinho que seja, é necessária. Os vegetais e frutas, podem ter contaminação química (agrotóxicos), biológica (microbiana, detritos orgânicos) e sujeira diversa (poeira, partículas estranhas). Isso pode acontecer em qualquer fase do ciclo produtivo, ou seja, do momento que ele é plantado até a hora que chega na mesa da sua casa.

 

Mitos sobre a limpeza de verduras e frutas em casa

Já escutou dizer que o vinagre é bem eficiente para a lavagem de verduras? Ou que o bicarbonato de sódio mata verme, protozário, bactéria ou outro micro-organismo? Se a resposta é positiva, não se apegue nesses métodos, pois são mitos. No caso do vinagre, a concentração de ácido acético, que seria o motivo da utilização para higienização do produto, pode variar, por isso não dá para confiar. E, embora o bicarbonato possa ajudar na eliminação de químicos, não é 100% eficaz na limpeza de verduras e frutas.

Saiba mais sobre: Alimentos que limpam o organismo

 

Lave os alimentos em água corrente (Foto: Divulgação)

Modo correto de higienização de legumes, verduras e frutas

Os vegetais possuem uma característica conhecida como uptake, ou seja, ao colocar água na mesma temperatura deles acabam absorvendo a contaminação do ambiente. Por isso, ao chegar do mercado ou da feira, tire da embalagem, coloque em um plástico limpo e aberto e deixe umas duas horas na parte menos fria da geladeira (a gaveta de vegetais).

Para higienizar as frutas, verduras e legumes, lave item por item em água corrente. Depois, mergulhe por 5 a 20 minutos em uma solução de 1 litro de água com 1 colher de sopa de hipoclorito de sódio (água sanitária de boa procedência), pois o cloro é a única substância recomendada pelo Ministério da Saúde para higienização desses alimentos. Retire, enxágue e pronto, pode usá-lo como de costume ou guardar novamente na geladeira.


Top