Alimentos que limpam o organismo

Alimentos que limpam o organismo

O seu intestino não anda nada bem? Então que tal mudar a sua alimentação e ajudar o seu organismo a se livrar das impurezas?…

Por Élida Santos em 05/04/2012

O arroz integral ajuda o intestino (Foto: Divulgação)

O seu intestino não anda nada bem? Então que tal mudar a sua alimentação e ajudar o seu organismo a se livrar das impurezas? Ingerir cereais, folhas frescas e ervas secas ajuda a recuperar o seu organismo após um dia cheio de exageros. O arroz integral, por exemplo, possui fitoquímicos (orizanol e fitoesteróis), que ajuda o seu corpo a não absorver gordura, além de ser rico em fibras que fazem uma bela faxina no intestino.

Outro alimento que excelente é o farelo de aveia, que possui betaglucanas (uma substância que estimula o organismo a absorver menos a gordura vinda da comida). Sua fibras melhoram o trânsito intestinal e prolongam a sensação de saciedade, o que é excelente para quem quer perder um quilinhos.
A salada também não pode ficar de fora da “operação faxina”. O alface ajuda a não reter liquido, a couve faz bem para o intestino e protege o fígado dos efeitos nocivos das bebidas alcoólicas. Adicione no seu prato uma boa quantidade de cenoura. Essa raiz tem vitaminas que estimula o metabolismo que costuma ficar mais lento depois de um processo de digestão difícil. Além de possuir dois minerais, silício e potássio, que trabalham juntos na eliminação do excesso de líquido no organismo.

O abacaxi e a melancia ajudam na digestão (Foto: Divulgação)

O abacaxi é outro grande aliado para o organismo ficar limpo. Por causa da enzima bromelina presente na fruta a digestão de alimentos como peixes, carne de boi e de frango ficam mais fáceis. As fibras também aumentam a saciedade. A melancia também é recomendada por causa de seu efeito diurético.

E que tal um chá? A cavalinha e hibisco facilitam a digestão, desincham e possuem efeito levemente laxante. A cavalinha ainda repõe potássio e silício, minerais importantes para a recuperação do organismo que trabalha em dobro quando você come mais do que o normal.

Adicione a salada no cardápio (Foto: Divulgação)

O levedo de cerveja é rico em vitaminas do complexo B e minerais (cobre, cálcio, cromo, potássio, selênio, magnésio, silício e zinco), diminuindo a absorção do açúcar. Além disso, facilita a recuperação do fígado, que fica especialmente sobrecarregado nos dias em que assaltamos a geladeira.

Adicione todos esses alimentos no seu cardápio para repor as energias depois do almoço de Páscoa, onde as pessoas geralmente exageram.

Top