Como higienizar frutas e verduras

Todos nós sabemos que as frutas, legumes e verduras são imprescindíveis para a manutenção de uma saúde equilibrada e consequentemente, a boa forma em…

Todos nós sabemos que as frutas, legumes e verduras são imprescindíveis para a manutenção de uma saúde equilibrada e consequentemente, a boa forma em dia. A ingestão destes alimentos fornece a energia necessária para que nosso organismo continue a desempenhar suas funções com eficiência, porém, muitas pessoas acabam cometendo graves equívocos ao prepara-los.

Saiba como fazer a higienização correta de seus alimentos

Assim como quaisquer outros itens de consumo, os vegetais também não estão livres de microrganismos, agentes causadores de contaminações e até mesmo uma série de outros componentes perigosos, de  modo que a sua limpeza é fundamental para que possamos ingeri-los com segurança e sem riscos posteriores.

Por este motivo e visando facilitar a preparação de suas refeições, elaboramos esta matéria sobre como higienizar as frutas e verduras. Em apenas alguns minutos você irá garantir mais saúde e bem-estar a toda sua família:

Primeiros passos

Primeiramente, antes de comprar suas frutas e verduras é muito importante que você dê atenção ao local onde foram adquiridas.

Tome atenção aos locais onde seus alimentos foram adquiridos

Alguns mercados já vendem produtos higienizados, que muitas vezes já são cortados e embalados. Já nas feiras o alimento é colhido e automaticamente despachado aos feirantes, de modo que a limpeza deve ser redobrada quando comprados sob esta forma.

Hoje em dia, devido a produção em massa destes alimentos, uma série de agrotóxicos, pesticidas e microrganismos ficam presentes nos vegetais. Por isso, o Ministério da Saúde recomenda que os alimentos sejam comidos com as cascas, porém devidamente higienizadas para que não prejudiquem a saúde.

Essa limpeza, no entanto, consiste em preparações metódicas, que não dispõem de apenas água. Saiba aqui como higienizar corretamente os alimentos.

Leia Também:  www.magazineluiza.com.br - Site do Magazine Luiza

Como higienizar as verduras e os legumes

As verduras devem ser lavadas em água corrente, passando bem os dedos sobre as folhas para retirar os pedaços sujos de terra e as partes machucadas. Em seguida, insira-as em um recipiente com uma solução desinfetante, por aproximadamente 30 minutos.

Deixe as verduras e os legumes de molho

Com os legumes, o mesmo procedimento deve ser efetuado, lembrando que as cascas podem ser esfregadas também com uma esponja antes ficarem de molho.

Como higienizar as frutas

Como as frutas também são ingeridas com a casca, o procedimento é o mesmo da higienização dos legumes e verduras: lave-as com uma esponja e uma solução desinfetante especial para retirar os microrganismos e demais elementos indesejáveis.

As frutas também devem ser lavadas com cuidado e os devidos produtos

As uvas devem ter a sua atenção redobrada: por poderem conter também teias de aranha no meio de cada galhinho, especialistas aconselham lavar uma a uma em água corrente e em seguida deixar de molho em um recipiente com desinfetante alimentício.

Dicas importantes

Os produtos para higienizar frutas e verduras podem ser encontrados na sessão de hortifruti do próprio supermercado,  em farmácias ou até mesmo nas feiras livres. Sua composição consiste em hipoclorito de sódio e permanganato de potássio estabilizados, fatores que ajudam eliminar as larvas e bactérias dos alimentos.

Recomenda-se duas gotas do produto para cada meio litro de água, de modo que depois de deixar os vegetais de molho,  o enxague deve ser feito com água corrente em abundância. Leia mais sobre como lavar as verduras e legumes e mantenha sua saúde a partir da boa higienização de seus ingredientes.

Leia Também:  Melhores Bíblias de Estudos, Marcas e Preços

Top