Dieta do Abacaxi como funciona

Dieta do Abacaxi como funciona é o tema da matéria a seguir, na qual você poderá conferir as informações a respeito dessa dieta que…

Dieta do Abacaxi como funciona é o tema da matéria a seguir, na qual você poderá conferir as informações a respeito dessa dieta que tem sido bastante utilizada nos últimos meses, já que promete emagrecimento rápido.

Dieta do abacaxi como funciona (Foto Ilustrativa)

Fruta de sabor delicioso e muito fácil de ser encontrado, o abacaxi é ótimo para ser consumido puro, fazer suco, ser usado em picolés e sorvetes e incrementar uma série de receitas, deixando vários pratos ainda mais saborosos.

O que muita gente não sabia é que o abacaxi também pode ser um grande aliado na perda de peso, já que possui um alto poder de saciar a fome, permitindo a você controlar melhor a vontade de comer, reduzindo, assim, a quantidade de calorias ingeridas ao longo do dia.

Dieta com chá-mate

Dieta do Abacaxi como funciona

Há vários tipos de dietas com abacaxi (Foto Ilustrativa)

Inspirada na Dieta de Beverly Hills, em que as frutas são largamente consumidas, a Dieta do Abacaxi consiste em incluir essa fruta no seu cardápio diário, durante cerca de 10 dias.

Bastante rico em fibras, ele atrasa a digestão, fazendo com que o alimento fique mais tempo no estômago, aumentando a sensação de saciedade. Além disso, o abacaxi ajuda a evitar a retenção de líquidos e ainda atua na quebra de gorduras, facilitando o processo de eliminá-las do organismo.

Nesse tipo de dieta, o abacaxi é consumido em algumas das refeições feitas ao longo do dia, seja na forma natural ou como suco, ao mesmo tempo em que algumas mudanças nos hábitos alimentares devem ser feitas, como o corte das frituras, dos doces e até mesmo das carnes.

Durante a dieta do Abacaxi, a prioridade é para o consumo de outros tipos de frutas, legumes e verduras, entre outros alimentos saudáveis e de baixo valor calórico. Também é recomendada a prática regular de atividades físicas, para que a perda de peso ocorra ainda mais rapidamente.

Versões mais radicais da Dieta do Abacaxi

Nas versões mais radicais, apenas a fruta faz parte do cardápio, durante alguns dias (Foto Ilustrativa)

Além da versão citada acima, há ainda outras versões mais radicais da Dieta do Abacaxi, nas quais apenas o consumo do abacaxi é liberado. Ou seja, a pessoa consome apenas a fruta, durante um determinado tempo, podendo ainda escolher um dia da semana para comer somente o abacaxi ou ingerí-lo na forma de suco.

Mas essas dietas mais radicais não são recomendadas, a não ser que haja um acompanhamento médico rigoroso.

Vantagens da Dieta do Abacaxi

O abacaxi ajuda a emagrecer rápido (Foto Ilustrativa)

A dieta do abacaxi emagrece e traz ainda diversos outros benefícios para a saúde, pois a fruta é rica em vitaminas (especialmente A e C), fósforo, cálcio e ferro, ajudando a reforçar o sistema imunológico.

A fruta ajuda, por exemplo, a prevenir e combater gripes e resfriados, a fortalecer os ossos e a aliviar as dores provocadas pela artrite. Ela também é ótima para promover a desintoxicação do organismo, eliminando substâncias prejudiciais à saúde.

Outra vantagem da dieta do abacaxi é que a fruta é rica em bromelina, substância que regula as funções digestivas, auxilia na queima de gorduras e tem função anti-inflamatória. Além disso, trata-se de uma dieta barata, simples e fácil de seguir.

Dieta do gengibre

Desvantagens da Dieta do Abacaxi

O abacaxi é barato e fácil de encontrar (Foto Ilustrativa)

Por outro lado, ela consiste em uma dieta restritiva, já que limita o consumo de determinados grupos de alimentos, como carnes, ovos, leite e derivados, óleos e gorduras, o que pode gerar determinadas carências nutricionais.

E nas suas versões mais radicais, essa dieta para emagrecer fica ainda mais restritiva, aumentando os ricos de hipoglicemia, tonturas, fraqueza e até desmaios. Ou seja, é fundamental ter um acompanhamento de médico e/ou nutricionista para evitar problemas.

Vale lembrar também que por ser muito ácida, a fruta pode aumentar o desconforto em pessoas que sofrem com úlcera ou gastrite.

Sugestão de cardápio para Dieta do Abacaxi

Nessa dieta, o abacaxi deve ser consumido em vários momentos ao longo do dia (Foto Ilustrativa)

Há vários cardápios para a dieta do abacaxi, que ajudam a emagrecer e a manter a saúde. Uma das alternativas é a seguinte:

Café da manhã

  • 2 ou 3 fatias de abacaxi
  • 1 colher (sopa) de aveia
  • 1 pote de iogurte desnatado

Lanche da manhã

  • 1 copo (300 ml) de suco de abacaxi
  • 1 fatia de pão de forma integral

Almoço

  • 2 rodelas de abacaxi (inteiras ou picadas)
  • 2 colheres (sopa) de arroz integral
  • 1 colher (sopa) de cenoura no vapor
  • 1 concha pequena de feijão
  • 1 filé de salmão grelhado

Lanche da tarde

  • 1 copo (300 ml) de suco de abacaxi
  • 1 pote de iogurte de abacaxi, iogurte desnatado ou grego

Jantar

  • Salada de abacaxi
  • 1 prato de salada verde
  • 1 concha de feijão
  • 1 batata cozida recheada com ricota
  • 1 colher (sopa) de linhaça

Cuidados ao seguir a Dieta do Abacaxi

Como em qualquer outra dieta, nesse caso também é preciso ter alguns cuidados (Foto Ilustrativa)

Querendo seguir essa dieta para perder alguns quilinhos? Então, lembre-se que ela deve ser adotada por um curto período de tempo, para evitar problemas. Ter o acompanhamento médico e de um nutricionista, assim como associar a dieta à prática de exercícios, são outras dicas interessantes para o sucesso.

Dieta da Pimenta

E ao seguir a Dieta do Abacaxi, consuma somente abacaxi fresco, evitando os abacaxis enlatados e industrializados, que contêm conservantes e outras substâncias prejudiciais.






Top