Como fazer o desmame de filhotes

Quando um filhote é levado para a casa, é essencial saber informações sobre o desmame e o tipo de dieta que ele estava recebendo.…

Quando um filhote é levado para a casa, é essencial saber informações sobre o desmame e o tipo de dieta que ele estava recebendo. Para que adaptação aconteça sem sustos, é aconselhável que o desmame seja feito no tempo certo e da maneira correta. Saiba mais sobre o assunto e veja como fazer o desmame de filhotes.

O desmame de filhotes não deve ser feito antes dos 30 dias de vida. (Foto: divulgação)

Alimentação dos filhotes

Logo ao nascerem, os filhotes já são capazes encontrar as tetas da mãe e começam a amamentação. Nas primeiras horas de vida, filhote ingere e absorve o colostro, leite rico em anticorpos que são passados da mãe para a cria. Durante os primeiros 25 a 30 dias, o filhotinho irá se alimentar exclusivamente do leite materno, exceto nos casos que a mãe não tem leite suficiente para a ninhada.

A partir dos 30 dias, já se pode começar o desmame, ou seja, introduzir algum tipo de alimentação para que o filhote deixe de mamar na mãe. Nessa idade, os filhotes há estão andando e os dentinhos estão começando a nascer. A mãe começa a sentir desconforto para amamentar os filhotes e passa a ficar mais distante deles.

Os filhotes devem ser alimentados com papinha ou ração no desmame. (Foto: divulgação)

Como fazer o desmame de filhotes

O desmame pode ser feito introduzindo uma papinha ou até mesmo uma ração especifica para filhotes amolecidos com leite morno. No começo, os filhotes entrarão no prato de comida e farão muita bagunça. Para ajuda-los a entender que é comida, molhe o dedo na papinha de desmame para filhotes e deixe que ele cheire e lamba. No começo ele pode rejeitar completamente, mas aos poucos irá se adaptar ao novo sabor.

Leia Também:  Otite canina sintomas e como tratar

Aumente aos poucos a frequência com que é dada a papinha, até que a ninhada complete 45 dias de vida. Quando a mãe estiver amamentando e na fase de desmame, nunca tire todos os filhotes de uma só vez. Não tendo filhotes para mamar, o leite acumulado poderá empedrar e causar inflamação.

Quando os filhotes já estiverem com 40 dias e se alimentando com papinha, é possível ajudar a secar o leite da fêmea diminuindo a comida e a água por 3 a 4 dias. Porém, isso só deve ser feito com orientação do veterinário.

Aos 45 dias, jamais antes dos 40, os filhotes já podem ser retirados da mãe. Mas nunca se esqueça de que não se devem retirar todos de uma vez. Faça ao longo de 3 a 4 dias para que mãe não fique procurando a cria ou corra o risco de desenvolver alguma doença como a mastite.

Com 45 dias os filhotes já podem ser retirados da mãe. (Foto: divulgação)

O desmame de filhotes é um processo que exige muitos cuidados para que tanto os pequenos quanto a mãe não sofram com isso. A alimentação de cães filhotes, gatos e outros animais é muito importante para que eles cresçam fortes e saudáveis. Aposte nas dicas de como deve ser o desmame dos filhotes.

Top