Animais que possuem veneno letal

O Reino Animal esconde grandes perigos, como é o caso das substâncias venenosas. Alguns venenos se revelam tão poderosos que matam um ser humano…

Por Isabella Moretti em 26/12/2012

O Reino Animal esconde grandes perigos, como é o caso das substâncias venenosas. Alguns venenos se revelam tão poderosos que matam um ser humano em questão de segundos. Já outros, representam até uma ameaça para a vida, mas os seus efeitos podem ser contidos com antídotos.

Não se engane pela beleza, o Poison Dart Frog mata. (Foto:Divulgação)

Quando se fala a respeito de animais venenosos, as pessoas logo pensam em cobras e aranhas. No entanto, alguns bichos que parecem inofensivos também possuem venenos letais. O perigo não reside apenas na terra, mas também no fundo do mar.

Os animais que possuem os venenos mais letais do mundo não são facilmente encontrados, ou seja, eles estão escondidos nos lugares mais remotos do planeta, como as profundezas do oceano.

Os animais mais venenosos do mundo vivem na Oceania. O continente isolado possui uma natureza endêmica e algumas de suas espécies representam perigo para os seres humanos. Nas praias australianas, os turistas precisam tomar cuidado com os ataques dos dois animais que possuem veneno letal: a vespa-do-mar e o polvo-de-anéis-azuis.

Saiba mais: Os insetos mais perigosos do mundo

Animais que possuem veneno letal

Veja a seguir algumas espécies do Reino Animal que podem matar por causa do veneno:

Água Viva Vespa-do-mar. (Foto:Divulgação)

Água Viva Vespa-do-mar (Chinorex fleckeri)
Considerada um dos habitantes mais letais da Terra, a Vespa-do-mar é encontrada normalmente na costa australiana e mede cinco metros de cumprimento. O seu veneno é tão poderoso que mata uma pessoa em apenas dois minutos.

Uma única água viva da espécie Vespa-do-mar tem toxina suficiente para acabar com a vida de 60 adultos. O ataque deste animal acontece ao esbarrar na vítima, pois ele libera várias agulhas microscópicas que injetam veneno na corrente sanguínea.

Polvo-de-anéis-azuis. (Foto:Divulgação)

Polvo-de-anéis-azuis
O Polvo-de-anéis-azuis é um animal conhecido mundialmente por causa do seu veneno poderoso. Ele possui apenas 12 cm de comprimento e vive na costa da Austrália. A pessoa que entra em contato com a toxina deste animal pode morrer em 30 minutos.

Aranha-teia-de-funil. (Foto:Divulgação)

Aranha-teia-de-funil
Esta espécie de aranha é encontrada principalmente na Austrália, podendo variar de 1 a 5 cm. As fêmeas são seis vezes mais letais do que os machos. Embora apresente uma toxina poderosa, a picada da aranha-teia-de-funil pode ser tratada com soro, o que previne boa parte das mortes.

Mamba Negra. (Foto:Divulgação)

Mamba Negra
Considerada uma das cobras mais agressivas e letais, a mamba negra vive na áfrica, pode chegar a 3,2 metros de comprimento e possui o interior da boca completamente preto.

Rana Terribilis. (Foto:Divulgação)

Rana Terribilis (Phyllobates terribilis)
Apesar de ter apenas cinco centímetros, o sapo da espécie Rana Terribilis (Phyllobates terribilis) é considerado o anfíbio mais venenoso da Terra. O veneno do animal é capaz de matar 10 humanos adultos em alguns minutos.

Veja também: Ranking dos animais mais perigosos do mundo

Top