Como fazer criança dormir: dicas, sugestões

Fazer a criança dormir nem sempre é uma tarefa muito fácil

Fazer uma criança dormir nem sempre é uma tarefa muito fácil para os pais. Algumas delas esperneiam, gritam, ficam irritadas e até inventam um monte de desculpas esfarrapadas na hora de irem pra cama. Isso causa um desgaste diário que acaba deixando os pais sem saber o que fazer. Pensando nisso, selecionamos dicas e sugestões de como fazer a criança dormir. Confira.

Sono precioso

Em geral, as crianças sentem mais sono que os adultos e necessitam de noites bem dormidas para que obtenham um bom desempenho. O problema está quando as crianças começam a reclamar desse tempo tão precioso para sua saúde, dizendo que não conseguem dormir ou começam a fazer manhas.

O problema muitas vezes pode estar relacionado aos próprios pais que ensinam hábitos incorretos desde o nascimento ou oferecem energia para eles antes de dormir. Outro fator que pode estar relacionado é o castigo e as brigas com a criança, que acabam tornando o momento de dormir em uma tortura.

Veja dicas para não deixar o bebê trocar o dia pela noite.

Dicas e sugestões para a criança dormir com tranquilidade

1. Estabeleça horários

As crianças devem ser colocadas para dormir todos os dias no mesmo horário desde bebês para acostumar a sentir sono.

2. Faça da hora de dormir um momento gostoso

Contar historinhas ou colocar uma música infantil bem relaxante é uma ótima opção para fazer as crianças dormirem mais rápido e com tranquilidade.

As brigas e discussões podem interferir na qualidade de sono das crianças

3. Não provoque medo na criança

Muitos pais acham que a criança está fazendo manha na hora de dormir e por isso provocam o medo dizendo coisas como “se você não dormir o bicho papão virá te pegar”. Jamais faça isso, pois pode piorar cada vez mais a situação e a criança sentir medo e insegurança de dormir sozinha.

4. Evite brigas

Não brigue com ela ou com outra pessoa da casa. As crianças são muito emotivas e podem ser afetadas por sentimentos negativos gerados pelos adultos. Não a force a dormir com brigas e castigos, pois isso só pode piorar a situação. O mais indicado é conversar e ficar um tempo com ela até que durma.

5. Atividades diárias

O que a criança faz durante o dia está relacionada com a forma que ela dorme a noite. Uma sugestão é praticar alguns exercícios leves pela manhã com ela, pois ajuda a melhorar a qualidade do sono.

6. Chá de camomila

Os chás de camomila são excelentes opções para ajudar no sono da criança. Porém eles só devem ser dados para crianças acima de seis meses de idade.

7. Banho quentinho

Os banhos mornos são relaxantes e ajudam a induzir o sono, tanto em adultos quanto em crianças. Portanto, é uma ótima dica para que as crianças tenham uma boa noite de sono.

Conheça dicas para acalmar uma criança.

Contar histórinhas são ótimas opções para fazer a criança dormir

Para fazer a criança dormir é necessário que os pais tenham muita paciência e ensine hábitos desde pequenos. Se você já fez de tudo e seu filho não dorme o mais indicado é procurar um médico pediatra para analisar o caso e orientá-los sobre a melhor conduta a ser tomada.

Reply