quinta-feira, 6 de outubro de 2022 - 06/10/2022 18:30:15
MundodasTribos

O crescente número de brasileiros começando a investir, é responsável pelo aumento da procura de profissionais que possam auxiliar nesse processo, eles são chamados de agentes autônomos de investimentos.

O número de agentes autônomos de investimentos cresceu 51%, fazendo com que mais de 12.500 profissionais passassem a atuar nesse novo mercado. Se você deseja entender tudo sobre essa profissão, confira a seguir.

O que este artigo aborda:

O que são os agentes autônomos de investimentos?

Os agentes autônomos de investimentos são profissionais que auxiliam o cliente na escolha do melhor investimento, levando fatores importantes em consideração, como: verba disponível, objetivo do cliente e o perfil de investidor de cada um.

O que são agentes autônomos de investimentos

Fonte/Reprodução: original

O nome da profissão foi dado pelo CVM, uma entidade autárquica que é vinculada ao Ministério da Economia. Os profissionais intitulados de agentes autônomos de investimento, precisam preencher todas as atribuições necessárias para o exercício da profissão. Nos Estados Unidos cerca de 1,3 milhões de pessoas exercem essa função, que além de ser bem remunerada pode ser muito prazerosa, para indivíduos que gostam dessa área de atuação.

Qual a função dos agentes autônomos de investimentos?

Os agentes autônomos financeiros conhecem “todas as regras do jogo” – ou seja entendem exatamente como funciona o mercado financeiro- sua função primária é tirar todas as dúvidas e aconselhar seus clientes, dessa forma, acabam se tornando figuras essenciais para os investimentos de seus clientes.

Os agentes podem explicar o funcionamento de aplicações financeiras como: ações, fundos imobiliários, renda fixa e outros. Ele oferece produtos de investimento, porém, não tem vínculo diretamente com instituições financeiras, mas sim um contrato de distribuição, e atua através de uma plataforma de distribuição. Dessa forma ele tem acesso aos melhores produtos para venda e análise.

O que um agente autônomo de investimentos precisa para atuar?

Confira a seguir o passo a passo necessário para se tornar um agente autônomo de investimentos.

  1. Passar na prova de Ancord
  2. Solicitar o credenciamento
  3. Aderir o código de conduta
  4. Fazer o registro na CVM

Para ser aprovado na prova da Ancord é necessário acertar pelo menos 70% da avaliação, que possui 80 questões de múltipla escolha. Essa prova visa testar os conhecimentos do candidato acerca do mercado financeiro, da profissão de agente autônomo financeiro e dos produtos de investimentos.

A avaliação pode ser realizada por qualquer pessoa que tenha concluído o ensino médio. A única restrição é para pessoas com antecedentes criminais e impossibilitadas de administrar seus próprios bens.

Onde posso conferir a situação dos agentes autônomos de investimentos?

A consulta pode ser feita no Cadastro Geral de Regulados da CVM, para ter acesso a essa página você não precisa nem sair de casa, pois está tudo disponível no site. Dessa forma, você não precisa se preocupar, já que pode checar de forma segura a situação dos agentes autônomos de investimento.

A contratação dos agentes autônomos de investimento, se torna segura pelo fato das suas habilidades técnicas serem avaliadas por entidades competentes. O profissional mais recomendado é aquele que coloca os objetivos do cliente como prioridade e respeita todos os registros necessários.

Onde posso conferir a situação dos agentes autônomos de investimentos

Fonte/Reprodução: original

Agora você sabe exatamente o que é são agentes autônomos de investimentos, o que eles fazem, e como conferir a situação de cada um de forma segura. Não deixe de usufruir de tudo que esse profissional oferece para os seus investimentos; ou até mesmo, caso tenha interesse, de ingressar nessa carreira promissora, que só tem crescido no Brasil.

Essa é a melhor hora de aproveitar o potencial de crescimento do mercado, enquanto ele ainda está engatinhando, porém, com a certeza de caminhar largos passos. Compartilhe esse artigo também com quem precisa desse conhecimento.

O conteúdo "O que são os agentes autônomos de investimentos?" foi feito por redacao b e distribuído por MundodasTribos na categoria Notícias em . Conteúdo atualizado em .

1

Pode ser do seu interesse

Vingadores Era de Ultron novo trailer 2015

Vingadores Era de Ultron novo trailer 2015

Curso de Biojóias Grátis

Curso de Biojóias Grátis

Curso de Pedagogia no RS Gratuito a Distância UAB

Curso de Pedagogia no RS Gratuito a Distância UAB

Cursos de Idiomas Friends In the World

Cursos de Idiomas Friends In the World

Melhores cursos técnicos para arrumar emprego em 2018

Melhores cursos técnicos para arrumar emprego em 2018

Concurso Iasep 2010

Concurso Iasep 2010