Dicas para acalmar uma criança

Muitas vezes as crianças deixam os pais quase loucos. Em alguns dos casos, elas ficam agitadas e nervosas por algum fator e os pais…

Contar uma história pode ajudar a resolver o problema.

Muitas vezes as crianças deixam os pais quase loucos. Em alguns dos casos, elas ficam agitadas e nervosas por algum fator e os pais precisam acalmá-las, o que na maioria das vezes não é uma tarefa nada fácil. Pensando nisso, selecionamos algumas dicas para ajudar a acalmar as crianças.

Problemas que tiram a calma das crianças

  • Agitação na hora de dormir: algumas crianças não possuem a presença dos pais durante grande parte do dia, por isso se tornam inquietas na hora de dormir, pois normalmente é o único momento que possuem com os pais.
  • Medo do escuro: há pequenos que ficam agitados quando dormem em quartos escuros, pois sentem-se inseguros e com medo.
  • Medo do abandono: alguns baixinhos possuem um grande medo de ficarem sozinhos, uma vez que, temem que os pais os abandonem. Por isso acabam fazendo drama quando os pais vão trabalhar.
  • Mimos demais: crianças muito mimadas tendem a ficar nervosas quando são contrariadas. É importante saber impor limites.
  • Doenças: quando ficam doentes os pequenos podem acabar se tornando chorosos e nervosos.  É importante acalmar a criança nesses casos.

Veja mais sobre como como superar o estresse infantil.  

Algumas crianças tem muito medo do escuro.

Dicas para acalmar uma criança

1. Antes de dormir, se a criança estiver com medo, deixe uma luz acesa para que ela tenha mais segurança e consiga pegar no sono;

2. Conte historinhas, cante uma música que ele goste, antes de deixá-la sozinha para dormir. Isso vai ajudar a acalmá-la e fazer com que durma tranquila;

3. Quando a criança estiver fazendo birra, ignore-a por um momento, para que ela perceba que essas atitudes não vão adiantar;

4.  Mostre para a criança que você está com ela todo o tempo, mesmo quando está trabalhando ou longe;

5. Dê atenção sempre que puder e converse com ela. As crianças necessitam desses momentos com os pais;

6. Os momentos de diversão e lazer são ótimas opções para acalmá-las. Fazer reuniões com amigos e parentes é muito gostoso e as crianças adoram, pois se sentem protegidas quando rodeadas de pessoas;

7. Cante músicas que elas gostem e peça para cantarem junto. Isso ajuda a acalma-las;

8. Em hipótese alguma bata no seu filho;

9. Nos casos de birra ou manhas, não ceda às manipulações da criança.  Mostrar que as birras não resultam em nada é a melhor forma de evitar que elas repitam a cena;

10. Tenha paciência quando a criança estiver doente. Elas ficam mais sensíveis nesse período, porém não deixe que se aproveitem da situação e façam tudo o que quiserem.

Veja mais sobre como lidar com crianças mimadas.  

Brincadeiras podem ajudar muito na hora de acalmar o pequeno.

Manter as crianças calmas em algumas situações não é nada fácil. Por isso, o mais indicado é que os pais tenham paciência e atitudes corretas diante dos fatos. Transmitir confiança, carinho e muito amor para os baixinhos são soluções totalmente indispensáveis para que elas se acalmem.

Top