O CPF é um documento muito importante e que todos nós devemos ter, assim como o RG. Mesmo que não tenhamos mais o documento em si, é preciso que saibamos o seu número, estando ele incluso no RG ou não. CPF é a sigla para Cadastro de Pessoa Física e geralmente deve ser obtido ainda criança, sendo totalmente gratuito.
Nós levaremos o CPF conosco o restante de nossas vidas, ele sendo essencial em qualquer cadastro que vamos realizar, pois é a nossa identificação perante a Receita Federal. A seguir, entenda melhor sobre como tirar CPF para menor de idade e confira outros detalhes!
Entenda a importância do CPF
O CPF é um documento extremamente importante para todas as pessoas físicas, sendo necessário na hora de contratar qualquer tipo de serviço como abrir contas em bancos, fazer crediários em lojas e muito mais. Por meio da numeração do documento é possível consultar a situação da pessoa física perante a Receita Federal, conferir se não está com o nome sujo e todos esses tipos de detalhes.
O registro do CPF é vinculado ao seu nome durante toda a vida. Sendo assim, o seu CPF é usado pelas empresas para realizarem análises de crédito, podendo influenciar na concessão de crédito, cartões e muitos outros serviços financeiros. O CPF ainda é necessário para contratação de planos de saúde e outros serviços, por isso é fundamental tê-lo desde criança.
O CPF é algo pessoal e intransferível, sendo somente um por toda a vida. Até pouco tempo atrás, ao fazer o CPF, ele vinha em formato físico por meio de um cartão azul. Atualmente, já é possível consultar e até imprimi-lo em casa, sem falar na opção de incluir a numeração no seu RG.
Quem pode tirar o CPF
O CPF é um documento que pode ser obtido por qualquer pessoa, independentemente da idade. No entanto, no caso de pessoas menores de 18 anos, quem deve efetuar o cadastro são os pais. O documento ficará no nome do indivíduo e a numeração será dela, mas por ser menor de idade, são os pais ou responsáveis que devem efetuar o cadastro.
Os próprios cartórios estão oferecendo o cadastro do CPF logo após as crianças serem registradas. Nesses casos, o número do CPF também pode ser encontrado diretamente na certidão de nascimento. Pessoas de 16 a 18 anos podem dar entrada no pedido do seu CPF. Menores do que essa idade, o pedido deverá ser feito pelos pais ou responsáveis.
Documentos necessários para tirar CPF
Para poder emitir o CPF, você deve ter alguns documentos em mãos. Para pessoas maiores de 16 anos e menores que 18 anos, não é necessário que os pais façam o pedido. Os próprios indivíduos podem assinar, mas é preciso que estejam acompanhados dos pais ou responsáveis. Devem ter em mãos a certidão de nascimento.
No caso de menores de 16 anos, há necessidade de uma procuração registrada em cartório para que os pais possam representa-los legalmente. Deve-se apresentar certidão de nascimento e RG dos pais.
No caso de maiores de 18 anos, eles mesmos podem solicitar o seu CPF. É preciso apresentar certidão de nascimento e, em alguns casos, comprovante de endereço e título de eleitor.
Número do CPF no RG
Como já mencionamos, quando você tira o seu CPF, pode optar por inserir a numeração do mesmo no seu RG, tendo os dois documentos em um só. Você pode solicitar que a numeração seja incluída no momento de pedir uma nova via para o seu RG.
Somente solicitando uma nova via é que será possível incluir a numeração do CPF. Isso é mais indicado para casos onde houve perda do CPF e precisa-se do número em algum lugar. Os locais para solicitação de segunda via variam de cidade para cidade, mas geralmente é na prefeitura.
Como tirar o CPF para menor de idade
Há alguns procedimentos que devem ser seguidos para tirar o CPF. A solicitação do documento pode ser feita somente em agências dos Correios, do Banco do Brasil e da Caixa Econômica Federal. No caso de maiores de 18 anos, a solicitação também pode ser feita online diretamente no site da Receita Federal.
Compareça no local escolhido portando todos os documentos necessários como RG, certidão de nascimento e o título. Dependendo do local, é preciso pagar uma taxa que geralmente custa menos que R$10,00. Se for a primeira via do seu CPF, você pode conseguir a mesma de graça, mas somente em algumas regiões.
Você já sai do local com a sua numeração do CPF em mãos, podendo também imprimir em casa e levar para plastificar. No futuro, se desejar, pode solicitar a nova via do seu RG com a inclusão do seu CPF, para ficar ainda mais fácil.
Onde tirar o CPF
Muitas pessoas ficam em dúvidas sobre onde ir para solicitar o CPF, mas é muito prático. O CPF pode ser solicitado em qualquer agência dos Correios no país inteiro, assim como nas agências do Banco do Brasil e da Caixa. Você nem precisa marcar horário, basta ir até o local com os documentos e pronto.
Ter o CPF é fundamental e é recomendado que se tire logo cedo para garantir que a criança possua um número de registro na Receita Federal. Caso você perca o documento que possui o número do seu CPF, fique calmo. Isso não significa que você perdeu o CPF, pois pode consulta-lo no site da Receita a qualquer momento. Uma segunda via do seu CPF também pode ser emitida online de forma prática e simples.
Não deixe para tirar o CPF dos seus filhos quando for muito tarde. Tire o quanto antes seguindo todas as recomendações que demos, assim você não passará por nenhum problema. Além do CPF, há também o CNPJ – Cadastro Nacional de Pessoas Jurídicas -, mas esse só deve ser obtido por aqueles que abrirem uma empresa e começarem a trabalhar por conta própria. O procedimento para obtenção é parecido, mas não é gratuito.
Tirar CPF do Menor pela Internet
O CPF de menor também pode ser feito de graça pela internet, desde que o solicitante já possua título de eleitor. Neste caso, somente quem tem mais de 16 anos (idade mínima para votar) está habilitado a acessar o site da Receita Federal e fazer a inscrição.
Confira a seguir o passo a passo de como fazer CPF de menor:
1. Acessar o site www.receita.fazenda.gov.br clicando AQUI.
2. Clique no menu “CPF” e, posteriormente, escolha “Inscrição CPF Internet.
3. Preencha o formulário completo, com nome, data de nascimento, endereço, entre outras informações. Clique no botão “Enviar”.
4. Anote o número gerado ou imprima o comprovante. Lembre-se: a Receita não emite mais o cartão em plástico.
5. O comprovante, quando apresentado com um documento de identificação, pode comprovar a inscrição no CPF.
6. O cidadão pode acompanhar o processo de cadastramento do CPF pela internet, basta acessar o site da Receita e fazer uma consulta online clicando AQUI. É muito importante imprimir o número do documento para não correr o risco de perdê-lo.
Veja abaixo uma matéria explicando sobre tirar o CPF para menor de idade:
Dúvidas sobre a solicitação do CPF
O que é o CPF?
O CPF nada mais é do que um banco de dados gerenciado pela Receita Federal do Brasil.
Quais são os documentos necessários para tirar CPF?
Os maiores de 16 anos precisam apresentar RG e título de eleitor ou algum comprovante de inscrição na Justiça Eleitoral. Já o menor de 16 anos precisa apresentar um documento de identificação e outro que comprove a filiação, ou seja RG e certidão de nascimento. O menor também deve mostrar os documentos de identificação dos seus responsáveis. Vale lembrar que os menores de 18 anos estão dispensados da apresentação de título de eleitor.
A inscrição do CPF é gratuita?
Sim, desde que seja realizada pela internet ou nas instituições públicas conveniadas.
Posso me inscrever mais de uma vez?
Não. O CPF é um número único e não pode ser trocado.
O que fazer quando os dados são cadastrados errados?
O cidadão deve solicitar imediatamente uma alteração dos dados cadastrais, comparecendo a agência onde foi atendido dentro do prazo de 90 dias. Depois desse período, é cobrada uma taxa pela alteração.
Uma criança pode ter CPF?
Sim. Ela se enquadra nas regras para solicitação de menores de idade.
Condições para o menor de idade tirar CPF. (Foto: Divulgação)
Esqueci o número do CPF. Posso consultar pela internet?
Muitas pessoas efetuam a inscrição no CPF e acabam esquecendo de imprimir ou anotar o número. É possível fazer uma consulta no site da Receita, pois o número estará disponível em até 48 horas.
O meu CPF está irregular. O que fazer?
Se a situação cadastral se encontra como “pendente de regularização” ou “suspensa”, é sinal de que algum dado está incorreto ou que a entrega do imposto de renda não foi efetuada.
Quais os problemas que uma pessoa sem CPF enfrenta?
O Cadastro de Pessoa Física (CPF) é muito importante, pois é um documento usado para identificar uma pessoa, como o RG possui um número diferente para cada cidadão. Uma vez que a pessoa faz o CPF ela passa a ser inscrita no banco de dados que é gerenciado pela Secretaria da Receita Federal do Brasil.
Quando uma pessoa não possui CPF ela não pode fazer conta em bancos, lojas, fazer sua inscrição em Universidades, fazer viagens para o exterior nem entre os estados brasileiros. São inúmeros os problemas que uma pessoa sem CPF enfrenta.
Problemas encontrados por quem não tem CPF
O CPF é exigido para inúmeras atividades, caso a pessoa não tenha CPF não vai poder:
– Fazer compras a prazo,
-Obter aquisição de linha telefônica,
-Fazer matrícula escolar,
– Obter licenciamento de veículo,
– Não poderá fazer locação de imóvel, etc.
Uma pessoa que não possui CPF não tem condições de exercer seus direitos mínimos de cidadão brasileiro. Isso faz com que o CPF seja tão importante quanto o RG.
Quando uma pessoa tem o CPF cancelado?
O CPF é cancelado quando o cidadão não entrega a declaração de isento (artigo 14 inciso IV da Instrução Normativa nº 70 de 5/7/2000). Outro exemplo de cancelamento ocorre quando o cidadão apresenta fraude no documento, ou seja, quando o cidadão possui dois CPF. Embora tenham fraudes no CPF é preciso que haja um processo para que o CPF seja cancelado, caso não ocorra ele não pode ser cancelado simplesmente.
Como obter informações sobre o CPF
Hoje em dia é muito fácil para o cidadão obter informações sobre seu CPF, basta acessar o site da Receita Federal. É importante que você esteja sempre monitorando ele para que não ocorra nenhum problema na hora que precisar usar o documento. Caso apareça alguma irregularidade você pode procurar a Receita Federal mais próxima para estar averiguando o problema e obtendo a solução do mesmo.
Milhares de cidadão brasileiros encontram-se com seu CPF suspenso por conta de irregularidades e na maioria dos casos nem sabem disso. Alguns só vão descobrir quando necessitarem do uso do mesmo para receber sua aposentadoria ou em outra situação que o mesmo seja necessário. Ter toda a documentação em dia é fundamental para poder exercer as suas funções como cidadão brasileiro em qualquer parte do país. Quanto mais cedo o cidadão obtiver o CPF melhor será para ele. Hoje em dia é possível fazer CPF de crianças bem pequenas e o documento será para toda a vida.