Como tirar CPF para Menor de Idade | Quais Documentos Necessários?

Como Tirar CPF para Menor de Idade

Veja como tirar CPF para menor de idade, saiba como fazer pela internet e em postos de atendimento. Saiba quais documentos são necessários.

Por Andre em 24/01/2020

O CPF é um documento muito importante e que todos nós devemos ter, assim como o RG. Mesmo que não tenhamos mais o documento em si, é preciso que saibamos o seu número, estando ele incluso no RG ou não. CPF é a sigla para Cadastro de Pessoa Física e geralmente deve ser obtido ainda criança, sendo totalmente gratuito.

Nós levaremos o CPF conosco o restante de nossas vidas, ele sendo essencial em qualquer cadastro que vamos realizar, pois é a nossa identificação perante a Receita Federal. A seguir, entenda melhor sobre como tirar CPF para menor de idade e confira outros detalhes!

Entenda a importância do CPF

O CPF é um documento extremamente importante para todas as pessoas físicas, sendo necessário na hora de contratar qualquer tipo de serviço como abrir contas em bancos, fazer crediários em lojas e muito mais. Por meio da numeração do documento é possível consultar a situação da pessoa física perante a Receita Federal, conferir se não está com o nome sujo e todos esses tipos de detalhes.

O registro do CPF é vinculado ao seu nome durante toda a vida. Sendo assim, o seu CPF é usado pelas empresas para realizarem análises de crédito, podendo influenciar na concessão de crédito, cartões e muitos outros serviços financeiros. O CPF ainda é necessário para contratação de planos de saúde e outros serviços, por isso é fundamental tê-lo desde criança.

O CPF é algo pessoal e intransferível, sendo somente um por toda a vida. Até pouco tempo atrás, ao fazer o CPF, ele vinha em formato físico por meio de um cartão azul. Atualmente, já é possível consultar e até imprimi-lo em casa, sem falar na opção de incluir a numeração no seu RG.

Quem pode tirar o CPF

O CPF é um documento que pode ser obtido por qualquer pessoa, independentemente da idade. No entanto, no caso de pessoas menores de 18 anos, quem deve efetuar o cadastro são os pais. O documento ficará no nome do indivíduo e a numeração será dela, mas por ser menor de idade, são os pais ou responsáveis que devem efetuar o cadastro.

Os próprios cartórios estão oferecendo o cadastro do CPF logo após as crianças serem registradas. Nesses casos, o número do CPF também pode ser encontrado diretamente na certidão de nascimento. Pessoas de 16 a 18 anos podem dar entrada no pedido do seu CPF. Menores do que essa idade, o pedido deverá ser feito pelos pais ou responsáveis.

Documentos necessários para tirar CPF

Para poder emitir o CPF, você deve ter alguns documentos em mãos. Para pessoas maiores de 16 anos e menores que 18 anos, não é necessário que os pais façam o pedido. Os próprios indivíduos podem assinar, mas é preciso que estejam acompanhados dos pais ou responsáveis. Devem ter em mãos a certidão de nascimento.

No caso de menores de 16 anos, há necessidade de uma procuração registrada em cartório para que os pais possam representa-los legalmente. Deve-se apresentar certidão de nascimento e RG dos pais.

No caso de maiores de 18 anos, eles mesmos podem solicitar o seu CPF. É preciso apresentar certidão de nascimento e, em alguns casos, comprovante de endereço e título de eleitor.

Número do CPF no RG

Como já mencionamos, quando você tira o seu CPF, pode optar por inserir a numeração do mesmo no seu RG, tendo os dois documentos em um só. Você pode solicitar que a numeração seja incluída no momento de pedir uma nova via para o seu RG.

Somente solicitando uma nova via é que será possível incluir a numeração do CPF. Isso é mais indicado para casos onde houve perda do CPF e precisa-se do número em algum lugar. Os locais para solicitação de segunda via variam de cidade para cidade, mas geralmente é na prefeitura.

Como tirar o CPF para menor de idade

Há alguns procedimentos que devem ser seguidos para tirar o CPF. A solicitação do documento pode ser feita somente em agências dos Correios, do Banco do Brasil e da Caixa Econômica Federal. No caso de maiores de 18 anos, a solicitação também pode ser feita online diretamente no site da Receita Federal.

Compareça no local escolhido portando todos os documentos necessários como RG, certidão de nascimento e o título. Dependendo do local, é preciso pagar uma taxa que geralmente custa menos que R$10,00. Se for a primeira via do seu CPF, você pode conseguir a mesma de graça, mas somente em algumas regiões.

Você já sai do local com a sua numeração do CPF em mãos, podendo também imprimir em casa e levar para plastificar. No futuro, se desejar, pode solicitar a nova via do seu RG com a inclusão do seu CPF, para ficar ainda mais fácil.

Onde tirar o CPF

Muitas pessoas ficam em dúvidas sobre onde ir para solicitar o CPF, mas é muito prático. O CPF pode ser solicitado em qualquer agência dos Correios no país inteiro, assim como nas agências do Banco do Brasil e da Caixa. Você nem precisa marcar horário, basta ir até o local com os documentos e pronto.

Ter o CPF é fundamental e é recomendado que se tire logo cedo para garantir que a criança possua um número de registro na Receita Federal. Caso você perca o documento que possui o número do seu CPF, fique calmo. Isso não significa que você perdeu o CPF, pois pode consulta-lo no site da Receita a qualquer momento. Uma segunda via do seu CPF também pode ser emitida online de forma prática e simples.

Não deixe para tirar o CPF dos seus filhos quando for muito tarde. Tire o quanto antes seguindo todas as recomendações que demos, assim você não passará por nenhum problema. Além do CPF, há também o CNPJ – Cadastro Nacional de Pessoas Jurídicas -, mas esse só deve ser obtido por aqueles que abrirem uma empresa e começarem a trabalhar por conta própria. O procedimento para obtenção é parecido, mas não é gratuito.

Tirar CPF do Menor pela Internet

O CPF de menor também pode ser feito de graça pela internet, desde que o solicitante já possua título de eleitor. Neste caso, somente quem tem mais de 16 anos (idade mínima para votar) está habilitado a acessar o site da Receita Federal e fazer a inscrição.

Confira a seguir o passo a passo de como fazer CPF de menor:

1. Acessar o site www.receita.fazenda.gov.br clicando AQUI.

2. Clique no menu “CPF” e, posteriormente, escolha “Inscrição CPF Internet.

3. Preencha o formulário completo, com nome, data de nascimento, endereço, entre outras informações. Clique no botão “Enviar”.

4. Anote o número gerado ou imprima o comprovante. Lembre-se: a Receita não emite mais o cartão em plástico.

5. O comprovante, quando apresentado com um documento de identificação, pode comprovar a inscrição no CPF.

6. O cidadão pode acompanhar o processo de cadastramento do CPF pela internet, basta acessar o site da Receita e fazer uma consulta online clicando AQUI. É muito importante imprimir o número do documento para não correr o risco de perdê-lo.

Veja abaixo uma matéria explicando sobre tirar o CPF para menor de idade:

Dúvidas sobre a solicitação do CPF

O que é o CPF?

O CPF nada mais é do que um banco de dados gerenciado pela Receita Federal do Brasil.

Quais são os documentos necessários para tirar CPF?

Os maiores de 16 anos precisam apresentar RG e título de eleitor ou algum comprovante de inscrição na Justiça Eleitoral. Já o menor de 16 anos precisa apresentar um documento de identificação e outro que comprove a filiação, ou seja RG e certidão de nascimento. O menor também deve mostrar os documentos de identificação dos seus responsáveis. Vale lembrar que os menores de 18 anos estão dispensados da apresentação de título de eleitor.

A inscrição do CPF é gratuita?

Sim, desde que seja realizada pela internet ou nas instituições públicas conveniadas.

Posso me inscrever mais de uma vez?

Não. O CPF é um número único e não pode ser trocado.

O que fazer quando os dados são cadastrados errados?

O cidadão deve solicitar imediatamente uma alteração dos dados cadastrais, comparecendo a agência onde foi atendido dentro do prazo de 90 dias. Depois desse período, é cobrada uma taxa pela alteração.

Uma criança pode ter CPF?

Sim. Ela se enquadra nas regras para solicitação de menores de idade.

Como Tirar CPF para Menor de Idade

Condições para o menor de idade tirar CPF. (Foto: Divulgação)

Esqueci o número do CPF. Posso consultar pela internet?

Muitas pessoas efetuam a inscrição no CPF e acabam esquecendo de imprimir ou anotar o número. É possível fazer uma consulta no site da Receita, pois o número estará disponível em até 48 horas.

O meu CPF está irregular. O que fazer?

Se a situação cadastral se encontra como “pendente de regularização” ou “suspensa”, é sinal de que algum dado está incorreto ou que a entrega do imposto de renda não foi efetuada.

Quais os problemas que uma pessoa sem CPF enfrenta?

O Cadastro de Pessoa Física (CPF) é muito importante, pois é um documento usado para identificar uma pessoa, como o RG possui um número diferente para cada cidadão. Uma vez que a pessoa faz o CPF ela passa a ser inscrita no banco de dados que é gerenciado pela Secretaria da Receita Federal do Brasil.

Quando uma pessoa não possui CPF ela não pode fazer conta em bancos, lojas, fazer sua inscrição em Universidades, fazer viagens para o exterior nem entre os estados brasileiros. São inúmeros os problemas que uma pessoa sem CPF enfrenta.

Problemas encontrados por quem não tem CPF

O CPF é exigido para inúmeras atividades, caso a pessoa não tenha CPF não vai poder:

– Fazer compras a prazo,

-Obter aquisição de linha telefônica,

-Fazer matrícula escolar,

– Obter licenciamento de veículo,

– Não poderá fazer locação de imóvel, etc.

Uma pessoa que não possui CPF não tem condições de exercer seus direitos mínimos de cidadão brasileiro. Isso faz com que o CPF seja tão importante quanto o RG.

Quando uma pessoa tem o CPF cancelado?

O CPF é cancelado quando o cidadão não entrega a declaração de isento (artigo 14 inciso IV da Instrução Normativa nº 70 de 5/7/2000). Outro exemplo de cancelamento ocorre quando o cidadão apresenta fraude no documento, ou seja, quando o cidadão possui dois CPF. Embora tenham fraudes no CPF é preciso que haja um processo para que o CPF seja cancelado, caso não ocorra ele não pode ser cancelado simplesmente.

Como obter informações sobre o CPF

Hoje em dia é muito fácil para o cidadão obter informações sobre seu CPF, basta acessar o site da Receita Federal. É importante que você esteja sempre monitorando ele para que não ocorra nenhum problema na hora que precisar usar o documento. Caso apareça alguma irregularidade você pode procurar a Receita Federal mais próxima para estar averiguando o problema e obtendo a solução do mesmo.

Milhares de cidadão brasileiros encontram-se com seu CPF suspenso por conta de irregularidades e na maioria dos casos nem sabem disso. Alguns só vão descobrir quando necessitarem do uso do mesmo para receber sua aposentadoria ou em outra situação que o mesmo seja necessário. Ter toda a documentação em dia é fundamental para poder exercer as suas funções como cidadão brasileiro em qualquer parte do país. Quanto mais cedo o cidadão obtiver o CPF melhor será para ele. Hoje em dia é possível fazer CPF de crianças bem pequenas e o documento será para toda a vida.

Top