quarta-feira, 8 de fevereiro de 2023 - 08/02/2023 15:10:22
MundodasTribos

Veja como consultar CPF na Receita Federal grátis. O Cadastro de Pessoas Físicas, também conhecido como CPF, é de extrema importância, pois é nele que consta as informações de pagamentos de impostos para a Receita Federal. Todas as pessoas devem realizar o cadastro no site.

O CPF não é um documento obrigatório, porém somente com ele é permitida abertura de conta em banco (fazer transações, empréstimos), adquirir bens (imóveis, automóveis), ter direitos que necessitam de registro público, ou seja é muito importante ter o número, pois ele é pedido em quase todos os lugares depois que a pessoa alcança a maioridade.

O CPF é um documento obrigatório a todo cidadão brasileiro (Foto: Divulgação)

O que este artigo aborda:

Como adquirir um CPF?

Qualquer cidadão brasileiro ou cidadão estrangeiro pode requerer um Cadastro de Pessoa Física. Para quem mora no exterior, basta ir em uma Repartição Diplomática Brasileira e pedir a criação de um CPF. Para quem mora no Brasil, o processo é mais simples, basta seguir o que está descrito abaixo e poderá receber o documento exigido.

O Cadastro de Pessoas Físicas pode ser feito pelo próprio site da Receita Federal, porém neste método é necessário o título de eleitor. Para conseguir se inscrever pelo site, basta Clicar Aqui.

Outro local para fazer é indo pessoalmente em uma agência dos Correios, Caixa Econômica Federal, Banco do Brasil ou em uma das unidades da Receita Federal e pedindo para adquirir o CPF, mas não esqueça de levar documento como o Registro Geral (RG) e comprovante de endereço.

Você pode fazer a consulta do seu CPF direto no site (Foto: Divulgação)

Como realizar uma consulta?

No próprio site da Receita Federal, é possível verificar a situação cadastral do CPF. O site não informa nenhuma informação pessoal, financeira ou fiscal do indivíduo.

Para saber a verificação do cadastro Clique Aqui, nele basta entrar com o número do CPF, data de nascimento e com o código de segurança exigido logo em seguida.

As situações do cadastro podem ser:

  • Regular: quando não há nenhuma pendência no cadastro.
  • Pendente de Regularização: quando deixou de entregar a declaração do Imposto Renda nos últimos cinco anos.
  • Suspensa: quando o cadastro está incorreto ou incompleto.
  • Cancelada: quando o CPF foi cancelado, por alguma decisão administrativa, judicial ou por falecimento.
  • Nula: quando foi constada alguma fraude na inscrição do CPF.

Se houver algum problema é necessário verificar se alguma Declaração do Imposto de Renda de Pessoa Física (DIRPF).

É importante também que a situação cadastral do CPF é diferente da situação fiscal, isso significa que pode ter o cadastro regular do Cadastro de Pessoas Físicas, mas alguma dívida com a Receita Federal.

O CPF é único, intransferível portanto se perder deve ser feito um B.O.(Foto: Divulgação)

O que fazer quando perder o CPF?

Se tiver o CPF perdido ou roubado, assim como qualquer outro documento, é importante abrir um B.O. (Boletim de Ocorrência), sinalizando a perda ou roubo do documento.

É importante ressaltar que a Receita Federal, diz para não cancelar o CPF, pois o mesmo só pode ser cancelado quando há falecimento ou clonagem da inscrição.

A 2ª via do documento, pode ser feita no site clicando aqui, ou em alguma agência dos Correios ou da própria Receita, para fazer a 2ª via e receber informações. Só não esqueça de levar um documento com foto e se possível um boletim de ocorrência informando da perda ou do roubo.

O CPF também passa a ser exigido em serviços bancários (Foto: Divulgação)

Pagamentos bancários

A partir de 2017, será exigido que boletos bancários informem o número do CPF, para que possam saber quem está sendo cobrado. Porém o estará acessível apenas aos bancos. Isso mostra a importância do Cadastro de Pessoa Física para evitar fraudes.

Para mais informações acessa o site da Receita Federal, e descubra todos os serviços que possuem e muitas outras dúvidas podem ser tiradas no próprio site.

Este artigo foi útil?

Agradeçemos o seu feedback.

Isabella Moretti

Publicitária, pós-graduada em Gestão da Comunicação em Mídias Digitais. É também empresária e CEO & Founder do ViaCarreira

1

Pode ser do seu interesse

Nécessaire para Maquiagem Avon, Boticário

Nécessaire para Maquiagem Avon, Boticário

Garfos E Facas Tramontina

Garfos E Facas Tramontina

Netshoes.com.br Produtos Promoção

Netshoes.com.br Produtos Promoção

Franquias de Estética no Brasil

Franquias de Estética no Brasil

Como Emitir Nota Fiscal Eletrônica

Como Emitir Nota Fiscal Eletrônica

Nota Fiscal Paulistana 2017: Consulta de Créditos, Sorteios

Nota Fiscal Paulistana 2017: Consulta de Créditos, Sorteios