Como fazer barba sem irritar pele: dicas

Como fazer barba sem irritar pele: dicas

Fazer a barba não é uma simples tarefa, mas requer cuidados básicos para evitar que a pele fique irritada ou ressecada. Barbear-se corretamente também…

Por Editorial MDT em 23/08/2012

Fazer a barba não é uma simples tarefa, mas requer cuidados básicos para evitar que a pele fique irritada ou ressecada. Barbear-se corretamente também ajuda a evitar o surgimento de coceira ou dos indesejáveis pelos encravados que prejudicam o resultado final. Para o ajudar, confira as sugestões para fazer a barba sem irritar a pele.

Use espuma ou creme de barbear e troque as lâminas periodicamente (Foto: divulgação)

Cuidados para não irritar a pele na hora de se barbear

Você pode tomar alguns cuidados para não irritar a pele ao se barbear. A primeira dica é fazer a barba depois de tomar banho, ou lave o rosto com água morna ou quente para que os poros se abram. Caso tenha barba cerrada, ponha uma toalha quente sobre a face durante 30 segundos para amaciar o pelo. Tenha um gel ou creme de barbear e evite usar sabonete, porque contribui com o ressecamento da pele e a deixa mais sensível.

Passe a lâmina ou barbeador no sentido do crescimento do pelo (Foto: divulgação)

Dicas para fazer a barba sem irritar a pele

Entre as dicas para fazer a barba sem irritar a pele estão a necessidade de se trocar a lâmina no máximo após quatro barbeadas e não usar o aparelho contra o sentido do pelo. As lâminas velhas podem cortar a pele e causar irritações, e cortar o pelo no sentido contrário ao crescimento pode ajudar a surgirem pelos encravados.  Quem preferir pode recorrer aos barbeadores elétricos, que são ótimos para quem não quer perder muito tempo com o barbear e deseja evitar cortes.

Garanta uma pele barbeada sem arranhões ou cortes (Foto: divulgação)

 

Inicie o processo de barbear na pele dos lados do rosto, já que essa região é menos sensível. Por último, barbeie a área do queixo, em que os pelos amolecem mais devagar. Para quem vai barbear a pele com acne, o cuidado deve ser redobrado, para evitar que sejam cortados pontos que estejam machucados, levando a bactéria para outras áreas do rosto.

Continue lendo: Melhores produtos para barba

Pós barba: como escolher, produtos

Depois de terminar de se barbear, use uma toalha quente para remover os resíduos da espuma de barbear e lave o rosto com água fria. Isso faz com que os poros se fechem. Para finalizar passe uma loção ou um hidratante pós-barba, de preferência sem álcool, e não se esqueça de usar um filtro solar para proteger a pele.

Top