Como evitar engordar após os 40 anos?

Quem nunca reviu uma pessoa, após anos e anos e constatou que, mesmo tendo passado a vida toda com um corpo legal, tal pessoa engordou visivelmente? É possível que ela tenha decidido viver mais livremente, comendo o que bem entendesse. Porém, pode ser mais correto pensar que ela ganhou peso contra a própria vontade, mantendo a vida que sempre teve e sem entender por qual motivo passou a engordar. Como evitar engordar após os 40 anos?

Após os 40 anos, o metabolismo fica mais lento, favorecendo o ganho de peso (Foto: Divulgação)

Por que o corpo muda após os 40 anos?

Para a grande maioria das pessoas, o corpo muda após os 40 anos, em média. Nas mulheres, a fase crítica pode ser a da menopausa, quando a redução dos hormônios acarreta ainda mais mudanças na forma física.

Em geral, as pessoas ganham peso depois dos 40, pois nesta fase o metabolismo do corpo fica mais lento, diminuindo o ritmo, a cada ano. Consequentemente, as necessidades calóricas diárias também diminuem. Por isso, se a pessoa mantiver a mesma dieta seguida durante a vida toda, poderá ganhar mais peso. Para se ter uma ideia, o excesso de 200 calorias, por dia, pode resultar em ganho de 10kg, no ano.

Atividades físicas são essenciais para evitar engordar após os 40 anos (Foto: Divulgação)

Como evitar o ganho de peso depois dos 40 anos?

Para evitar ganhar peso depois dos 40 anos, como sempre, uma alimentação saudável e a prática de atividades físicas é que irão ajudar.

É de extrema importância a redução de gordura, sal e açúcar, na alimentação. No dia a dia, retire estas substâncias das comidas e, aos poucos, acostume-se com o sabor. Troque-as por ervas e temperos saborosos.

Manteigas, cremes, maionese, requeijão….nada disso é bom para o organismo e pode piorar o problema do ganho de peso, além de aumentar o colesterol. Prefira substituí-los por azeite, iogurte desnatado e use panelas antiaderentes.

Para mulheres e homens depois dos 40 anos, é indicado dar preferência ao consumo de frutas e vegetais frescos, diariamente. Alimentos ricos em vitamina A, C e cálcio são de extrema importância. Frutas cítricas, folhas verde-escuras, vegetais e frutas de cor amarelo-escuro e vermelho devem fazer parte do cardápio, constantemente. Prefira, também, os alimentos integrais.

Com cuidados, é possível não engordar demais após os 40 anos (Foto: Divulgação)

Finalmente, as atividades físicas devem fazer parte da rotina de quem já chegou ou passou dos 40 anos. Exercícios como a musculação, a hidroginástica, a corrida, a caminhada rápida, bem como subir degraus e andar de bicicleta queimam as gorduras, fortalecem os músculos e também ajudam na manutenção dos ossos. Ao menos três vezes por semana, é preciso praticar alguma atividade. Caso contrário, a pessoa irá sofrer demais com as dietas, tendo mais dificuldades para perder peso depois dos 40 anos.

Artigos Relacionados

Artigos Relacionados

Reply