terça-feira, 16 de agosto de 2022 - 16/08/2022 10:34:22
MundodasTribos

Quem nunca reviu uma pessoa, após anos e anos e constatou que, mesmo tendo passado a vida toda com um corpo legal, tal pessoa engordou visivelmente? É possível que ela tenha decidido viver mais livremente, comendo o que bem entendesse. Porém, pode ser mais correto pensar que ela ganhou peso contra a própria vontade, mantendo a vida que sempre teve e sem entender por qual motivo passou a engordar. Como evitar engordar após os 40 anos?

Após os 40 anos, o metabolismo fica mais lento, favorecendo o ganho de peso (Foto: Divulgação)

O que este artigo aborda:

Por que o corpo muda após os 40 anos?

Para a grande maioria das pessoas, o corpo muda após os 40 anos, em média. Nas mulheres, a fase crítica pode ser a da menopausa, quando a redução dos hormônios acarreta ainda mais mudanças na forma física.

Em geral, as pessoas ganham peso depois dos 40, pois nesta fase o metabolismo do corpo fica mais lento, diminuindo o ritmo, a cada ano. Consequentemente, as necessidades calóricas diárias também diminuem. Por isso, se a pessoa mantiver a mesma dieta seguida durante a vida toda, poderá ganhar mais peso. Para se ter uma ideia, o excesso de 200 calorias, por dia, pode resultar em ganho de 10kg, no ano.

Atividades físicas são essenciais para evitar engordar após os 40 anos (Foto: Divulgação)

Como evitar o ganho de peso depois dos 40 anos?

Para evitar ganhar peso depois dos 40 anos, como sempre, uma alimentação saudável e a prática de atividades físicas é que irão ajudar.

É de extrema importância a redução de gordura, sal e açúcar, na alimentação. No dia a dia, retire estas substâncias das comidas e, aos poucos, acostume-se com o sabor. Troque-as por ervas e temperos saborosos.

Manteigas, cremes, maionese, requeijão….nada disso é bom para o organismo e pode piorar o problema do ganho de peso, além de aumentar o colesterol. Prefira substituí-los por azeite, iogurte desnatado e use panelas antiaderentes.

Para mulheres e homens depois dos 40 anos, é indicado dar preferência ao consumo de frutas e vegetais frescos, diariamente. Alimentos ricos em vitamina A, C e cálcio são de extrema importância. Frutas cítricas, folhas verde-escuras, vegetais e frutas de cor amarelo-escuro e vermelho devem fazer parte do cardápio, constantemente. Prefira, também, os alimentos integrais.

Com cuidados, é possível não engordar demais após os 40 anos (Foto: Divulgação)

Finalmente, as atividades físicas devem fazer parte da rotina de quem já chegou ou passou dos 40 anos. Exercícios como a musculação, a hidroginástica, a corrida, a caminhada rápida, bem como subir degraus e andar de bicicleta queimam as gorduras, fortalecem os músculos e também ajudam na manutenção dos ossos. Ao menos três vezes por semana, é preciso praticar alguma atividade. Caso contrário, a pessoa irá sofrer demais com as dietas, tendo mais dificuldades para perder peso depois dos 40 anos.

O conteúdo "Como evitar engordar após os 40 anos?" foi feito por Editorial MDT e distribuído por MundodasTribos na categoria Beleza em .

1

Pode ser do seu interesse

Maquiagem para diferentes partes do corpo

Maquiagem para diferentes partes do corpo

Dicas de Alimentos que Não Engordam

Dicas de Alimentos que Não Engordam

Adesivos minx: onde comprar

Adesivos minx: onde comprar

Diminua a celulite a estria com atitudes simples

Diminua a celulite a estria com atitudes simples

Cremes que Deixam a Pele Bronzeada

Cremes que Deixam a Pele Bronzeada

Implante de Cilios Preços, Quanto Custa, Procedimento

Implante de Cilios Preços, Quanto Custa, Procedimento