Alimentos ricos em vitamina A: quais são

PUBLICIDADE

A vitamina A é fundamental para o crescimento e desenvolvimento infantil, também para mulheres grávidas, com papel importante no crescimento do feto. Dentre os benefícios desse nutriente está a atuação como antioxidante. Saiba mais sobre o assunto e veja quais são os alimentos ricos em vitamina A.

Os alimentos ricos em vitamina A são excelentes para a saúde. (Foto: divulgação)

Vitamina A e saúde

A vitamina A é fonte de saúde e muito importante para o bom funcionamento dos olhos, pois protege a região da córnea. A deficiência desse nutriente pode prejudicar a visão, gerando dificuldades para enxergar quando há pouca iluminação, além de causar alterações oculares que podem levar à cegueira total.

Outra função importante da vitamina A é a manutenção do funcionamento do sistema imunológico. Ela participa das defesas do organismo possibilitando a recuperação rápida. Além disso, o nutriente ajuda a manter as mucosas íntegras, prevenindo infecções, diarreias e problemas respiratórios.

PUBLICIDADE

O ser humano não produz a vitamina A, ela é obtida através da alimentação. Porém, nosso corpo possui a capacidade de armazenar esse nutriente após ser ingerido, dessa maneira é criada uma reserva para quando necessário.

Sintomas da falta de vitamina A

Os sintomas da falta de vitamina A podem se manifestar como lesões na pele, dificuldade de visão, cegueira noturna, cálculos renais e defeitos do desenvolvimento e modelação dos ossos. Quando a falta da vitamina é muito grande, ela pode ser administrada através de doses altas por via muscular, oral ou ingestão de alimentos ricos nesse nutriente.

A vitamina A faz bem para a visão. (Foto: divulgação)

Alimentos ricos em vitamina A

Os alimentos que contém grandes quantidades de vitamina A:

  • Fígado e rins de animais;
  • Leite integral;
  • Creme de leite;
  • Queijos de manteiga;
  • Peixes;
  • Gema de ovos;
  • Vegetais folhosos;
  • Legumes e frutos;
  • Óleo de fígado de bacalhau.

Excesso de vitamina A

O excesso de vitamina A é chamado de hipervitaminose, ocorrendo em pacientes com insuficiência renal crônica. Os sintomas relacionados ao excesso são dores de cabeça, cansaço, aumento de pressão craniana, perda de apetite, sonolência, náuseas, descamação da pele, coceira pelo corpo, queda de cabelo e aterosclerose.

A vitamina A é essencial para o funcionamento do organismo. (Foto: divulgação)

A vitamina A é um nutriente essencial para o bom funcionamento do organismo. É ela que atua na manutenção da visão, além de ser um excelente antioxidante. Ela pode ser obtida através do consumo de alimentos ricos em vitamina A ou pela ingestão se suplementos. O ideal é consultar um nutricionista para indicar um cardápio rico nesse nutriente.

PUBLICIDADE

Leia também:

Comentários fechados

Os comentários desse post foram encerrados.