Dicas para deixar o arroz soltinho

O arroz não pode voltar a nossa mesa. No nosso dia a dia o que mais consumimos é o tipo de arroz agulhinha ou…

O arroz não pode voltar a nossa mesa. No nosso dia a dia o que mais consumimos é o tipo de arroz agulhinha ou parboilizado. O primeiro é mais indicado para receita, como por exemplo, as refeições diárias e básica de arroz branco, e o segundo tipo, para os dias que você quer dar uma incrementada no prato, misturando outros ingredientes.

O arroz soltinho é uma delícia e vale muito a pena investir nas nossas dicas (Foto: Divulgação)

Arroz soltinho sem drama

Para deixar o seu arroz soltinho é preciso começar a preparar do modo correto. Escorra bem o arroz agulhinha, até que todo o amido seja eliminado. É exatamente isso que deixa o arroz mais soltinho. O ideal é colocar o arroz de molho em uma bacia d’água e esfregar bem com as mãos o arroz. Escorra o arroz sob água corrente, até que o líquido saia transparente, o que significa que o amido foi eliminado.

Outro detalhe importante para não ser vítima do arroz grudado e empapado e para garantir que o arroz fique soltinho é deixá-lo secar bem depois de lavado. Algumas pessoas acabam fazendo o arroz molhado ainda, e isso deixa o arroz uma papa. Uma dica para acelerar o processo é deixar o arroz em um escorredor ao sol ou em lugar fresco e vá sacudindo de vez em quando, para que a água escorra de vez, para garantir uma secagem homogênea. O arroz parboilizado não precisa ser lavado.

Alguns cuidados simples deixam o arroz sequinho (Foto: Divulgação)

Água fervente para cozimento do arroz ajuda a deixa-lo soltinho

Mais uma dica importante para que seu arroz fique bem delicioso e soltinho é utilizar água fervente para o cozimento dele, e não água fria, como muitas pessoas fazem. Quando já recebe a água quente, o grão tende a cozinhar apenas o suficiente, sem espatifar.

Leia Também:  Receita do Manjar de Coco - Sobremesa de Natal

Na pressa, as pessoas usam o fogo alto para cozinhar o arroz. Isso não é recomendado, pois ele poderá queimar por baixo e permanecer duro por cima. O certo mesmo é cozinhar o arroz no fogo médio, com a panela semi-tampada, para aproveitar o vapor em benefício do cozimento, acelerando o processo. Já o arroz parboilizado, só necessita ser cozido al dente, em água e sal, e escorrido, para depois ser incrementado com demais ingredientes.

Top