Joias escurecidas: como limpar

As joias são peças delicadas, por isso devem ser tratadas com muito cuidado e carinho. Elas normalmente acabam sofrendo danos quando são expostas a…

Para limpar as joias é necessário ter delicadeza e cuidado.

As joias são peças delicadas, por isso devem ser tratadas com muito cuidado e carinho. Elas normalmente acabam sofrendo danos quando são expostas a substâncias danosas ao material e a forma inadequada de armazenagem também se apresenta como fator responsável por escurecer ou riscar as joias.

O escurecimento ou oxidação da joia é um processo natural que afeta o brilho e altera a coloração do metal. Entre os motivos que deixam a joia escurecida, vale destacar o excesso de suor, ácido úrico e elevado índice de poluição atmosférica.

Não sabe como limpar a joia de prata? Veja: Prataria – como limpar em casa

Como evitar o escurecimento?

Para evitar que a joia sofra escurecimento, é importante adotar alguns cuidados no dia a dia. Em primeiro lugar, recomenda-se manter as peças longes de produtos abrasivos ou compostos por substâncias capazes de afetar a joia. Por exemplo, a prata é sensível ao enxofre e cloro, enquanto o ouro ao contato com ácido úrico e mercúrio.

Leia mais: Ouro – como limpar em casa

A conservação das joias faz com que a pessoa mude os hábitos de uso para que a beleza de cada peça seja preservada por mais tempo. No caso de uma peça valiosa, é indicado não usá-la para fazer serviços pesados, lidar com cosméticos, produtos de limpeza e outras químicas fortes. Tomando estes cuidados, fica mais simples preservar o brilho e a cor dos metais e pedras preciosas.

Como limpar joias?

Limpe a peça com uma flanela macia antes e depois de usar.

A limpeza periódica das joias ajuda a minimizar as chances de escurecimento. Por isso, sempre depois do uso, é recomendado limpar a peça e combater diariamente o acúmulo de sujeira. Confira a seguir como a limpeza pode ser feita.

Joias sem pedras: Mergulhe a peça numa solução de água quente com bicarbonato de sódio. Deixe de molho por alguns minutos e depois seque.

Joias com pedras preciosas: use água morna e detergente neutro para lavar, depois esfregue delicadamente com uma escovinha de cerdas macias. Enxágue e mergulhe no álcool, depois a secagem é feita sobre lenços. Esta técnica de limpeza só não é recomendada para esmeraldas.

A limpeza varia de acordo com o material.

Joias escurecidas por iodo: contrate um profissional especializado para o polimento.

Joias com pérolas: a limpeza deve acontecer depois do uso para eliminar o suor e os resíduos de cosméticos. Use uma flanela macia, água fria e sabão neutro, mas não deixe a peça de molho. Guarde a joia de pérolas em um lugar arejado.

Joias com esmeraldas: lave com água fria e sabão neutro, fazendo movimentos delicados para não riscar a peça. Em seguida, seque com uma flanela sem esfregar.

Top