Como evitar a fome exagerada no inverno

O inverno é aquela época do ano em que sentimos muita fome, principalmente de alimentos mais gordurosos, quentes e pesados, como massas, carnes, entre…

O inverno é aquela época do ano em que sentimos muita fome, principalmente de alimentos mais gordurosos, quentes e pesados, como massas, carnes, entre outros. A verdade é que a fome exagerada no inverno possui uma explicação científica. De acordo com especialistas, este super apetite surge porque o corpo humano tende a gastar mais energia com a queda da temperatura, isso para poder se manter aquecido, de modo que usa sua gordura acumulada transformando-a em calor.

Assim, para continuar com a mesma quantidade de energia armazenada, o corpo pede por mais alimentos, o que aliado á preguiça de fazer atividades físicas pelo frio, acaba resultando em aumento de peso nesta época do ano.

(Foto: Divulgação)

Como driblar o super apetite do inverno

Conheça algumas dicas sobre como evitar a fome exagerada no inverno:

A primeira dica para evitar a super fome e se manter com o peso e a saúde em dia é escolher a alimentação ideal para o inverno. É necessário que cada pessoa seja controlada com suas refeições, prestando atenção nas quantidades de alimentos que ingere, além de estar atento aquilo que come, evitando comidas muito pesadas, gordurosas, frituras, entre outros.

Ao fazer uma refeição opte por alimentos que possuam alto valor nutricional, consumindo alimentos livres de açúcar e gorduras, evitando as calorias vazias, presentes em fast food, massas prontas, lanches, entre outros. Ou seja, opte por alimentos que façam bem a saúde e que não apenas matem a fome.

Abuse de água e chá para espantar a fome e manter a hidratação. (Foto: Divulgação)

Dietas restritivas, muito comuns entre homens e mulheres que querem emagrecer rapidamente, costumam levar à compulsão alimentar, ou seja, este tipo de dieta leva a alteração de humor, o que faz com que as pessoas passem a comer exageradamente. Por isso, uma rotina equilibrada, com bons alimentos, é necessária para manter a saúde e o peso em dia, além de ajudar a controlar a fome no inverno.

Frutas são excelentes para combater a fome no meio do dia. (Foto: Divulgação)

Aproveite os dias mais frios para consumir sopas e caldos mais leves, de preferência caseiros, feitos com vegetais e legumes frescos, pois as sopas em pó, vendidas no supermercado, costumam ter um alto nível calórico. Além das sopas e caldos, aumente a ingestão de chás, que ajudam a driblar a fome no inverno, consuma bastante água, aposte nas frutas, principalmente as que são ricas em vitaminas C, pois além de manterem o corpo nutrido e saudável, ainda ajudam contra o aparecimento de resfriados e gripes.

Continuar Lendo  Adesivos de azulejo para decorar paredes

 

 

 

 

 

 

Top