Benefícios do chá-mate para a saúde

Editorial MDT 24/01/2012 Bem Estar

O chá Mate gelado é muto refrescante.

O chá mate tem sido cada vez mais consumido no Brasil. Alguns estudos comprovaram vários benefícios dessa planta, levando ao aumento da adesão a essa bebida. E durante o verão, nas praias de todo o Brasil, a população nacional adquiriu o hábito de refrescar-se com o chá de mate geladinho. Ele pode ser consumido em qualquer recipiente sem que seu sabor se altere.

Para ter uma ideia da conquista que o chá mate obteve, já existem casas especializadas em sua venda. Nestas, é possível se deliciar com outras versões, a depender do ‘gosto do freguês’. As alternativas que mais fazem sucesso são as que a erva vem acompanhada por frutas. A explicação para esse grande consumo é simples: saboroso e muito nutritivo, o líquido pode substituir o café da manhã, o lanche, sendo uma boa opção tanto no clima quente, como durante o frio. Vale a pena experimentar.

A erva mate traz diversos benefícios a saúde.

Benefícios a nossa saúde

A erva mate traz grandes vantagens a nossa saúde. Estudos demonstraram a eficácia dessa planta. Nela há presença de componentes extremamente essenciais a manutenção e ao equilíbrio do nosso organismo. Dentre alguns desses nutrientes importantes podemos citar:

  • Vitamina B;
  • Vitamina C;
  • Vitamina D;
  • Vitaminas do complexo B;
  • Sais minerais como cálcio, manganês e potássio;

Além das substâncias anteriormente citadas, a bebida ainda colabora no combate de radicais livres, responsáveis pelo envelhecimento precoce e pelo aparecimento de diversos tipos de cânceres. Outras vantagens do mate:

  • Auxilia na digestão;
  • Possui efeitos diuréticos;
  • Colabora na manutenção do hábito intestinal;
  • Prevenção de doenças cardiovasculares, por inibir o processo de oxidação do colesterol.

Seja no calor ou no frio, é uma ótima bebida para qualquer hora.

Muito estimulante

Os consumidores da erva ainda relatam outra vantagem em seu consumo, a estimulação do sistema nervoso central, deixando o cérebro em ‘estado de alerta’. Isto ocorre devido ao fato da planta possuir cafeína em sua composição. Dessa forma, ajuda na diminuição da depressão e da fadiga. Porém, pessoas que apresentam insônia, ansiedade e nervosismo não devem consumir esse chá demasiadamente, devido ao seu efeito excitatório.

O consumo do chá mate pode trazer grandes benefícios à nossa saúde como a prevenção contra o câncer e o combate ao envelhecimento precoce. Apesar das enormes vantagens, é necessário ter precaução quanto ao seu consumo, em especial por aquelas pessoas que apresentam algum distúrbio do sistema nervoso central. Mas, se você não possui nada que impeça o consumo, vale a pena aproveitar os benefícios dessa erva tão poderosa.

Outros artigos

Produtos para cuidar de cabelos grisalhos

16/11/2012

Produtos para cuidar de cabelos grisalhos

Embora seja mais comum que os homens assumam os fios brancos, muitas mulheres atualmente tem optado por deixar os cabelos grisalhos, porém com cuidados e cortes espe...