Cimento queimado para a parede: como fazer

O cimento queimado é uma opção para quem gosta de um acabamento rústico, porém charmoso e bonito. Essa técnica pode ser utilizada nas paredes,…

Por Élida Santos em 22/02/2012

Parede com cimento queimado (Foto: Divulgação)

O cimento queimado é uma opção para quem gosta de um acabamento rústico, porém charmoso e bonito. Essa técnica pode ser utilizada nas paredes, como também no lugar do piso. Isso varia de acordo com o gosto de cada um e com o planejamento do profissional responsável pela decoração e obra da sua residência.

Se você mesmo quer fazer uma parede diferente é preciso preparar um contrapiso com argamassa de areia e cimento.  Essa massa deve ficar macia. Para deixar a superfície lisa é preciso preparar uma base cremosa feita somente com cimento e água. De maneira uniforme espalhe essa mistura com colher de pedreiro em movimentos circulares. Depois que secar, para tirar os resíduos, lave o local com sabão de côco e água. Para dar aquele brilho, passe cera incolor (ao menos seis camadas).

Banheiro com parede de cimento queimado (Foto: Divulgação)

Para “queimar” o cimento da sua parede é preciso seguir o mesmo procedimento acima, mas separe a cada 1,5 x 1,5 m utilize separadores de madeira ou plástico. Faça uma mistura de 1 parte de Pó Xadrez® para cada 10 partes de cimento (cinza ou CAUÊ Branco Estrutural, para melhor acabamento ). Essa mistura será usada para “queimar” a parede, dessa forma deve estar bem misturada e constante na coloração.

É preciso distribuir a mistura para queimar o piso na superfície do piso ainda úmido, pulverizando com as mãos o pó de maneira uniforme. Depois de alguns minutos da aplicação essa mistura escurece. Quando ela absorver a água, alisar com a desempenadeira de aço ou uma esponja em movimentos circulares sempre no mesmo sentido.

Quarto de parede com cimento queimado (Foto: Divulgação)

Seguindo esse procedimento a sua casa, apartamento ou até escritório, terá uma parede rústica, porém bonita, que deve combinar com a decoração. O ponto positivo é o custo, que é bem mais barato do que determinados pisos. Aproveite a técnica para mudar o chão do local. Use o cimento para dar acabamento e cera incolor como uma espécie de impermeabilizante. Certamente combinará com o ambiente.

Top